Neuralgia do trigêmeo é o nome científico para a dor crônica que afeta o nervo trigêmeo da face, responsável pela mastigação e sensibilidade, podendo ocorrer somente em um dos lados da face ou em ambos.
Neuralgia do trigêmeo é o nome científico para a dor crônica que afeta o nervo trigêmeo da face, responsável pela mastigação e sensibilidade, podendo ocorrer somente em um dos lados da face ou em ambos. Ela perdura por mais de três meses e é incapacitante, ou seja, afasta o paciente de suas atividades sociais e profissionais.
Isso ocorre por conta de suas fortes dores, sendo descritas por pessoas que conviveram com a dor como “uma das piores que o ser humano pode sentir”. De acordo com elas, a dor se parece com um choque elétrico com pontadas na face, sendo tudo muito intenso, forte e agudo. Em 90% dos casos, é sentida em apenas um lado do rosto e dificilmente ultrapassa poucos segundos, porém perdura pelo dia todo.
A neuralgia do trigêmeo tem tendência a se manifestar a partir dos 50 anos, embora possa afetar adultos de todas as idades. Mulheres possuem maior tendência de ter o quadro.
As causas da neuralgia do trigêmeo estão relacionadas a uma artéria que acaba se deslocando e comprimindo o nervo do trigêmeo. Em geral, a dor é desencadeada por um estímulo sensorial. Nas pessoas mais jovens, por vezes é por consequência de uma lesão dos nervos, causada pela esclerose múltipla.
Nos casos mais raros, é resultante devido à compressão por um tumor, seja por uma conexão anormal entre artérias e veias (malformação arteriovenosa) ou um aneurisma na artéria que irriga um nervo próximo ao cérebro.
Os sintomas da neuralgia do trigêmeo incluem uma forte pontada facial, que pode aparecer de forma súbita e até afastar o paciente de suas atividades diárias. Em geral, a crise dura poucos segundos, mas costuma aparecer novamente, logo em seguida. O problema pode levar o paciente a ter distúrbios psiquiátricos e até levá-lo ao suicídio, por ser considerada uma das piores dores.
Alguns estímulos sensoriais podem desencadear os sintomas. Um simples toque já é o suficiente. No entanto, beber água, falar, mastigar, escovar os dentes e até mesmo uma brisa de vento gelado acabam por gerar uma crise.
A neuralgia do trigêmeo não tem cura. O tratamento para a neuralgia do trigêmeo é feito a partir de medicamentos e cirurgias para controlar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Somente um especialista pode fazer a avaliação correta do caso e indicar o tratamento mais adequado.
Procure um médico neurologista para maiores informações e indicação do melhor tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.