O nervosismo é um estado emocional no qual uma pessoa se sente agitada e irritada, como se estivesse em um estado de excitação negativa. Muitas vezes, o nervosismo faz parte de um quadro generalizado de ansiedade, sendo que, por vezes, é impossível falar de ansiedade sem falar de nervosismo e vive-versa.
As causas do nervosismo podem ser aparentes, sendo que a pessoa pode estar nesse estado por conta de uma entrevista de emprego que se aproxima ou por conta de algum outro quadro, ou ela pode estar com nervosismo sem motivo aparente.
O nervosismo, apesar de ser uma aflição psicológica, também, pode resultar em sintomas físicos como dores de estômago, suor frio e dificuldades para respirar.
Não há receita para controlar o nervosismo. A melhor forma de aprender a lidar com essa sensação, até que ela não atrapalhe mais o dia a dia e o cotidiano do indivíduo, é encontrando suas causas, e isso é feito por meio de um acompanhamento com um psicólogo.
Além de ajudar a entender as causas, o psicólogo pode auxiliar o indivíduo a descobrir formas de aliviar seu nervosismo, como a meditação e outros tipos de atividades.
Caso seja necessário, o psicólogo também poderá encaminhar o paciente para o acompanhamento com o médico psiquiatra, que poderá recomendar medicamentos para auxiliá-lo a atravessar esse período da vida.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.