A neoplasia benigna refere-se ao crescimento anormal de células em um determinado tecido ou órgão do corpo. No entanto, elas não se espalham para outras partes do organismo e tendem a crescer mais devagar do que as células normais.
As causas específicas das neoplasias benignas podem variar dependendo do tipo de tecido ou órgão afetado. Geralmente, elas surgem devido a mutações genéticas ou anormalidades no DNA das células, que podem ser causadas por fatores como exposição a agentes carcinogênicos, predisposição genética, infecções virais, trauma ou inflamação crônica.
Os sintomas podem variar de acordo com a localização e o tamanho. Em muitos casos, as neoplasias benignas podem ser assintomáticas e somente detectadas por exames médicos de rotina.
No entanto, quando os sintomas estão presentes, eles podem incluir:
O tratamento também varia de acordo com o tipo, tamanho, localização e sintomas associados. Em muitos casos, especialmente se a neoplasia não estiver causando sintomas significativos ou não representar risco à saúde, pode-se optar pela observação regular, sem intervenção imediata.
Caso esteja com sintomas evidentes, as opções de tratamento incluem:
A principal diferença entre a neoplasia benigna e a maligna está no comportamento das células. Neoplasias benignas tendem a crescer mais lentamente, permanecer localizadas no local de origem e não se espalhar para outras partes do corpo (metástase), enquanto as malignas têm um potencial invasivo, crescendo rapidamente e podendo se espalhar para outras partes do organismo.
Sim, muitas neoplasias benignas podem ser completamente curadas com o tratamento apropriado, especialmente quando diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada.
Se você suspeita de uma neoplasia benigna, é importante procurar um médico especialista, como um oncologista. Esses profissionais têm experiência em diagnosticar e tratar neoplasias, e podem encaminhá-lo para exames adicionais, se necessário, para confirmar e estabelecer o plano de tratamento mais adequado.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a neoplasia benigna com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!