Nefrite
O que é nefrite?
A nefrite é uma inflamação dos glomérulos, estruturas localizadas nos rins que têm a função de filtrar resíduos tóxicos e outras substâncias em excesso em nosso organismo.
Quais as causas da nefrite?
A condição pode ter inúmeras causas e envolver um conjunto de doenças. Veja as principais:
- Contato prolongado com substâncias tóxicas, como lítio, chumbo, cádmio ou ácido aristolóquico;
- Infecções desencadeadas por bactérias, vírus, entre outros;
- Doenças que comprometem a imunidade, como lúpus, HIV e doença de Sjögren;
- Utilização excessiva de medicamentos, como antiinflamatórios, antibióticos, diuréticos, entre outros.
Quais os sintomas da nefrite?
É importante lembrar que os sintomas da nefrite vão variar de acordo com a gravidade da doença. Os principais são:
- Inchaço no rosto, sobretudo nos olhos, e nas pernas;
- Diminuição da quantidade de urina;
- Pressão alta;
- Sangue na urina e aspecto escuro da mesma, com aparência semelhante à Coca-Cola;
- Sudorese anormal nas mãos e pés.
Nefrite é grave?
A nefrite pode ser considerada uma doença grave, pois pode ocasionar a perda da função renal. Por isso, é preciso tratá-la de forma adequada desde os primeiros sintomas.
Em casos de nefrite, que médico devo procurar?
O nefrologista, médico especialista em condições renais, é o especialista ideal para buscar em casos de nefrite.
Qual o tratamento para a nefrite?
O tratamento para a nefrite vai depender do seu tipo e gravidade. Em alguns casos, repouso, controle do sal na dieta e controle da pressão arterial podem auxiliar. Em outros, o médico nefrologista deve receitar medicamentos antibióticos, imunossupressores ou antiinflamatórios. Pacientes mais graves podem precisar realizar terapias de substituição renal, como a hemodiálise.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a nefrite com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!