A sensação desconfortável de estar com alguma coisa no nariz, obstruindo a respiração, é chamada pelos médicos de congestão nasal. No entanto, ela é mais comumente chamada de nariz entupido.
O nariz entupido acontece quando as vias nasais ficam bloqueadas por conta do acúmulo de muco e de outros fluidos. Esse acúmulo faz com que o tecido do nariz fique inchado e dilatado, deixando a respiração ainda mais difícil.
É preciso lembrar-se de que a principal função do nariz é filtrar o ar para que não entrem objetos estranhos e micro-organismos em nosso pulmão. Quando ele se entope, está meramente fazendo o seu trabalho.
O nariz entupido é normal quando a pessoa está se recuperando de uma infecção que afligiu as vias aéreas, por exemplo, levando alguns poucos dias para melhorar por completo.
A fumaça de cigarro inalada por não fumantes ou por fumantes é uma coisa que pode causar uma irritação no nariz, fazendo com que ele fique obstruído e dê essa sensação de entupimento. Odores fortes, como o de perfumes e o de produtos químicos também causam nariz entupido de forma temporária. Até mesmo a poluição, encontrada em grandes cidades, também pode temporariamente entupir o nariz de uma pessoa, causando a sensação de nariz entupido à noite.
Certas alterações anatômicas, como o desvio de septo, podem desencadear a congestão nasal quando a pessoa fica em certas posições, causando, por exemplo, o nariz entupido ao deitar.
Entre as principais causas de nariz entupido, destacamos:
No caso das pessoas que têm nariz entupido sempre, é preciso ir ao médico para checar se isso não é um sinal de outras condições, como rinite alérgica, sinusite, infecções do trato respiratório superior e resfriados.
Entre as boas práticas para tratar o nariz entupido, estão manter-se bem hidratado e limpar o nariz com soro fisiológico.
Além disso, alguns medicamentos, devidamente indicados por um médico, podem auxiliar a parar ou mesmo aliviar a congestão nasal. Para usá-los corretamente, é preciso identificar, exatamente, quais são as causas de congestão nasal.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.