As fezes que são eliminadas por nosso corpo podem ser um indicativo de como anda nossa saúde gastrointestinal. Para que o bolo fecal possa se movimentar pelo intestino com facilidade, o organismo produz um muco que, por vezes, pode ser eliminado junto com as fezes.
O muco nas fezes geralmente não pode ser visto, porque não é eliminado em grandes quantidades. No entanto, por vezes, é possível vê-lo e, se isso acontece com frequência e em um mesmo período, pode ser um sinal de que algo não vai bem no corpo.
O muco branco nas fezes, se combinado com dor abdominal, diarreia e intestino preso, pode ser um indicativo de que o paciente possui intolerância alimentar, como a intolerância à lactose, além de outras condições como a síndrome do intestino irritável, a gastroenterite e a doença de crohn, por exemplo.
O muco nas fezes em bebês também pode ser sinal das condições mencionadas acima, em especial, para bebês que são amamentados.
O muco nas fezes também pode ser um indicativo de tumor ou câncer nos intestinos. Por isso, se a pessoa apresenta episódios frequentes de muco nas fezes, deve procurar um médico para entender o que está acontecendo.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.