Também conhecida como varíola dos macacos, a mpox é uma zoonose causada por um vírus do gênero Orthopoxvirus. Em agosto de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificou como uma emergência global, principalmente devido à sua rápida disseminação na África. Por isso, é importante se atentar aos sinais e sintomas da doença, bem como adotar cuidados para preveni-la.
A mpox pode ser transmitida para humanos das seguintes maneiras:
Pelo contato com fluidos corporais, como sangue, lesões ou mucosas de animais silvestres infectados;
De uma pessoa para outra, por meio do contato com secreções respiratórias e feridas na pele do indivíduo infectado;
Por materiais e objetos contaminados.
O contágio pode ocorrer assim que os sintomas e sinais da doença se iniciam. Uma pessoa infectada só deixa de transmitir o vírus da mpox após a cicatrização das feridas, ou seja, quando a pele estiver completamente restaurada.
Os principais sinais e sintomas da mpox são:
Feridas na pele;
Febre;
Fadiga;
Fraqueza;
Dores musculares;
Dor de cabeça;
Linfonodos aumentados (ínguas).
Em caso de piora do quadro, feridas que se agravam e problemas oculares, o paciente deve consultar um médico o quanto antes.
Ainda não existe um tratamento específico para a mpox. Os cuidados orientados pelo médico buscam aliviar os sintomas, prevenir complicações e evitar sequelas. Além de usar os medicamentos prescritos, se for o caso, o paciente deve repousar, beber bastante água e evitar contato próximo com outras pessoas.
Sim, é possível curar a mpox, muitas vezes sem necessidade de tratamento. Os sintomas costumam desaparecer espontaneamente em 2 a 4 semanas.
As principais medidas de prevenção da mpox incluem:
Se fizer parte do público prioritário, vacine-se;
Mantenha suas mãos bem higienizadas;
Evite contato com pessoas infectadas pelo vírus da doença;
Não compartilhe objetos pessoais, como talheres e toalhas;
Evite contato com animais silvestres, especialmente sem proteção;
Ao viajar para regiões onde a mpox é endêmica, tome precauções adicionais, como evitar mercados de animais vivos e manter boas práticas de segurança e higiene alimentar.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a mpox com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
Ative agora a localização do seu dispositivo