O mormo e a melioidose são doenças causadas pela bactéria Burkholderia pseudomallei.
No mormo, o microrganismo está presente em animais como cavalos e mulas. Ele é transmitido para o ser humano por meio do contato com secreções do animal contaminado. É comum que a bactéria esteja presente nos locais onde os cavalos e mulas encostam, como bebedouros. A contaminação com mormo não acontece de pessoa para pessoa.
Já a melioidose é transmitida por meio de terra ou água contaminadas e uma porta de entrada no corpo humano, como abrasões na pele e por meio de ingestão ou inalação. A doença possui áreas endêmicas, como a Austrália, o sudeste asiático e algumas regiões da África, Índia e China. A melioidose não é transmitida por contato com animais.
Os sintomas do mormo incluem mal-estar geral, feridas que evoluem para úlceras na pele ou nas mucosas, secreção nasal com pus, inchaço na face e diarreia forte. Mas é importante ficar atento, pois a doença pode atingir vários locais do corpo, incluindo os músculos.
A melioidose pode ou não apresentar sintomas. Caso aconteça, eles costumam aparecer de forma abrupta e grave, como tosse, febre, dores pelo corpo, diarreia, lesões na pele, entre outros. Os sintomas vão depender do local do corpo onde acontece a infecção.
O tratamento para ambas as doenças é feito a partir do uso de antibióticos, possivelmente sob internação hospitalar.
Um médico infectologista é o mais indicado para tratar o mormo e a melioidose.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o mormo e a melioidose com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: