Mononucleose
A mononucleose é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitida pela saliva.
O que é mononucleose?
A mononucleose – que também é conhecida como a doença do beijo – é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitida pela saliva, além de objetos contaminados e por transfusão de sangue. Normalmente ela é assintomática e pode ser facilmente confundida com outras doenças respiratórias que são comuns no inverno.
Geralmente, a mononucleose acomete pessoas entre 15 a 25 anos, e uma vez infectada, o indivíduo pode permanecer com o vírus para sempre no organismo, podendo o transmitir para outras pessoas.
Qual o tratamento para a mononucleose?
O tratamento para a mononucleose não é específico, recomenda-se repouso e hidratação com água, chás e sucos naturais, para acelerar o processo de recuperação. Alguns medicamentos podem ser receitados pelo médico.
É importante ressaltar que não se pode fazer exercícios físicos e o contato físico deve ser evitado até o fígado e o baço voltarem ao normal.
Quais os sintomas da mononucleose?
Os principais sintomas da mononucleose são:
- presença de placas esbranquiçadas na boca, língua e/ou na garganta;
- dor de cabeça constante;
- febre alta acima de 38ºC;
- dor de garganta;
- cansaço excessivo;
- mal-estar geral;
- aparecimento de ínguas no pescoço;
- tosse;
- perda de apetite;
- inflamação do fígado;
- hipertrofia do baço;
- inchaço dos gânglios linfáticos.
Quais as causas da mononucleose?
A causa da mononucleose se dá pela infecção do vírus Epstein-Barr, da família Herpesviridae.
Como é o diagnóstico da mononucleose?
Por ser uma doença que possui sintomas parecidos com de outros vírus, é necessário possuir um diagnóstico preciso. Portanto, os médicos avaliam os sinais e as queixas do paciente. Pode ser pedido um exame laboratorial através da realização do hemograma, e para a confirmação do diagnóstico, é recomendada a pesquisa de anticorpos específicos presentes circulantes no sangue contra o vírus responsável pela mononucleose.
Mononucleose tem cura?
A mononucleose tem cura e desaparece após uma ou duas semanas.
Procure um médico infectologista para mais informações e indicação do melhor tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo