Miosite
Miosite é a inflamação dos músculos. Causa dor, desconforto, fraqueza e dificuldade de realizar movimentos que dependem do músculo ou grupo muscular afetado pela inflamação.
O que é miosite?
Miosite é a inflamação dos músculos. Causa dor, desconforto, fraqueza e dificuldade de realizar movimentos que dependem do músculo ou grupo muscular afetado pela inflamação.
A miosite pode ser crônica, durando vários anos, ou aguda, quando surge subitamente e some, sem necessidade de intervenção.
Quais são as causas de miosite?
Existem muitas causas para a miosite. A inflamação muscular pode ser causada por:
- trauma, ou seja, um choque ou pancada que afeta os músculos;
- de origem autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do paciente passa a atacar seu organismo, fazendo com que a inflamação muscular aconteça;
- por conta de infecções causadas por bactérias ou vírus;
- excesso de exercícios físicos ou exercícios físicos realizados de forma incorreta;
- como efeito colateral do uso de alguns medicamentos e remédios.
Quais são os sintomas de miosite?
Entre os principais sintomas de miosite podemos destacar:
- dor muscular constante em um determinado local do corpo;
- fraqueza muscular que é progressiva e piora conforme o tempo passa (paciente não consegue, por exemplo, apertar a mão do médico, se a dor for localizada nos braços; ou ficar de pé, se for localizada nas pernas);
- dores nas articulações;
- febre;
- cansaço;
- perda de peso;
- dificuldade para respirar ou engolir;
- irritação.
Em longo prazo, a miosite pode causar uma progressiva degeneração muscular, além de fazer com que o paciente desenvolva a inflamação em outras partes de seu corpo, inclusive nas paredes de veias e artérias ou no coração, que também são estruturas compostas por tecido muscular.
Como é o tratamento de miosite?
O tratamento da miosite depende do que está causando essa doença no paciente.
No caso de infecções virais ou bacteriológicas, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos antibióticos ou antivirais. No caso de doenças autoimunes, uma mudança de estilo de vida pode ser necessária para que o paciente não siga apresentando os sintomas de miosite.
De modo geral, medicamentos, além de exercícios físicos com orientação profissional (fisioterapia) podem ser envolvidos no tratamento da miosite.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.