Miopia
Miopia é o nome da doença que causa alterações nas estruturas dos olhos, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar de longe.
O que é miopia?
Miopia é o nome da doença que causa alterações nas estruturas dos olhos, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar de longe. O problema pode atingir crianças e adultos, em um ou os dois olhos.
Quais são os sintomas da miopia?
O principal sintoma da miopia é a dificuldade de enxergar de longe. Uma pessoa míope vê claramente os objetos próximos, no entanto, os objetos distantes ficam turvos, dessa forma, semicerrar os olhos pode fazer com que os objetos distantes pareçam mais nítidos.
Quando não tratada, a miopia pode ocasionar dor de cabeça e fadiga ocular, também conhecida como visão cansada. Existem diferentes graus de miopia medidos em dioptrias, que são classificadas nos seguintes graus:
- miopia ligeira – até 3 dioptrias;
- miopia moderada – de 3 a 6 dioptrias;
- miopia alta – mais de 6 dioptrias.
Quais são as causas para a miopia?
As causas da miopia ainda são pouco conhecidas pelos especialistas. Mas, estudos apontam fatores genéticos como principais causas da miopia, ou seja, pessoas com histórico familiar de miopia podem apresentar maior probabilidade de vir a desenvolvê-la. A miopia afeta homens e mulheres de igual forma.
Existem cinco tipos de miopia. São elas:
- Miopia de curvatura: nesta, a córnea ou cristalino tem uma curvatura fora do normal. Nesse caso, a imagem se forma à frente da retina.
- Miopia axial: o globo ocular é mais alongado do que o normal. Esse tipo de problema pode gerar um grau maior para o paciente.
- Miopia secundária: ocorre por conta da degeneração ou deslocamento do cristalino, geralmente após cirurgia de glaucoma ou algum trauma.
- Miopia congênita: O paciente nasce com a doença em um grau bem elevado.
- Miopia de índice: Geralmente aparece em pessoas com idade mais avançada, depois dos 60 anos. Aumenta o índice refrativo da pessoa, fazendo com que ela tenha dificuldade em ver de longe.
Qual é o tratamento para miopia?
No que diz respeito ao tratamento ou correção da miopia, esta pode ser corrigida com óculos, essencialmente, até aos quinze anos de vida e, a partir dessa idade, também pode ser corrigida por meio das lentes de contato.
A cirurgia de correção da miopia também é possível depois dos 20 anos e caso a miopia esteja estabilizada, ou seja, quando o grau não muda há um ano ou mais. No caso da cirurgia, o procedimento é extremamente simples, feito com laser e o paciente é liberado no mesmo dia, devendo ficar em alerta com as recomendações médicas.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento da miopia e no diagnóstico de condições diversas.
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo