O mioma subseroso é um tipo de tumor benigno que se desenvolve na parede externa do útero. Embora não seja cancerígeno, pode causar desconforto e complicações. O tamanho dos miomas subserosos varia muito, podendo ser tão pequenos quanto uma ervilha ou tão grandes quanto uma melancia. Esse tipo de mioma geralmente causa poucos ou nenhum sintoma.
O mioma subseroso é causado por um crescimento anormal de células no útero, formando tumores benignos na parte externa do órgão. Embora a causa exata seja desconhecida, acredita-se que ocorra devido a fatores genéticos e hormonais, como altos níveis de estrogênio e progesterona.
Também é mais comum em mulheres acima dos 30 anos, especialmente naquelas que nunca tiveram filhos, embora também possa ter relação com o fato de terem menstruado cedo, nunca engravidarem, entraram tardiamente na menopausa e terem histórico familiar de mioma no útero, por exemplo.
Além disso, o mioma subseroso pode surgir na gravidez, embora seja incomum. Na maioria das vezes, não causa sintomas nem afeta a fertilidade e a gestação. Contudo, em alguns casos, pode aumentar o risco de complicações, como parto prematuro ou dificuldade no crescimento fetal. É essencial obter acompanhamento médico adequado para garantir a saúde da mãe e do bebê.
Os sintomas mais conhecidos de mioma subseroso são:
Caso apresente sintomas de mioma subseroso, é necessário procurar um médico ginecologista, profissional capaz de chegar ao diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de mioma subseroso é feito por meio de exames de imagem, como ultrassonografia transvaginal e ressonância magnética.
O tratamento para mioma subseroso pode variar conforme o tamanho, sintomas e planos de gravidez da paciente. Quando não há o desejo de engravidar, o tratamento mais comum pode ser feito por meio de medicamentos hormonais, que promovem a suspensão da menstruação e a diminuição dos miomas, aliviando os possíveis sintomas causados por eles.
Outras opções de tratamento podem incluir a embolização da artéria uterina — utilizada quando a mulher não deseja passar por uma gestação — e cirurgia para retirada do mioma.
A operação do mioma subseroso é indicada quando ele causa sintomas incômodos, como dor, sangramento excessivo e problemas de fertilidade. Além disso, se o mioma estiver crescendo rapidamente, a cirurgia pode ser recomendada.
O mioma subseroso não é necessariamente perigoso, já que se trata de um tumor benigno que não se transforma em tumores cancerígenos e não aumenta o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representa uma ameaça grave à saúde. No entanto, pode afetar a fertilidade de quem deseja uma gravidez.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o mioma subseroso com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo