Mioma
O mioma é considerado um tumor benigno relativamente comum, que pode surgir no útero da paciente, mais especificamente na estrutura muscular do útero chamado de miométrio. É como se formassem nódulos nesse tecido.
O que é Mioma?
O mioma, também chamado de mioma uterino ou fibromioma uterino, é uma condição que afeta a saúde da mulher, surgindo principalmente durante a vida fértil.
O mioma é considerado um tumor benigno relativamente comum, que pode surgir no útero da paciente, mais especificamente na estrutura muscular do útero chamado de miométrio. É como se se formassem nódulos nesse tecido.
O que causa Mioma?
Embora a causa exata do surgimento de mioma seja desconhecida, sabe-se que o estrogênio e a progesterona, hormônios responsáveis pelo desenvolvimento do revestimento uterino durante cada ciclo menstrual, podem estimular o crescimento de miomas.
Além disso, fatores como histórico familiar de miomas, idade e etnia também podem aumentar o risco de desenvolvê-los.
Quais são os tipos de Mioma?
O mioma possui três tipos principais, de acordo com a região em que se desenvolve no útero, entre eles o subseroso, intramural e o submucoso.
O mioma subseroso cresce na parte externa do útero, enquanto os intramurais se desenvolvem na parede interna do útero. Já os submucosos crescem na camada interna do útero, sob a mucosa.
Cada tipo pode provocar sintomas diferentes, variando de acordo com seu tamanho e localização.
Quais são os sintomas de Mioma?
Quando se desenvolve um mioma, podemos observar sintomas como:
- Sangramento menstrual muito intenso e excessivo, chegando a causar sintomas sérios;
- Sensação de peso na pelve, como se tivesse algo no útero;
- Pressão na bexiga;
- Dor na lombar e no abdômen;
- Desconforto e cólicas abdominais;
- Dor ao ter relações sexuais;
- Dificuldade para engravidar ou mesmo infertilidade;
- Aumento do abdômen.
Se tenho sintomas de Mioma, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de mioma, é necessário procurar um ginecologista, profissional capacitado para diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Mioma?
O diagnóstico de mioma é feito por meio de exames clínicos e de imagem. Inicialmente, o médico realiza um exame pélvico para detectar anormalidades no útero. Em seguida, exames de imagem como ultrassonografia, ressonância magnética ou histeroscopia podem ser solicitados. Esses permitem visualizar os miomas com precisão, determinando seu tamanho e localização. O diagnóstico é confirmado com base nesses resultados.
Como é o tratamento de Mioma?
O tratamento do mioma vai depender do perfil da paciente. Em mulheres que já tenham filhos e que não desejam engravidar novamente, é recomendada a remoção do útero, na chamada histerectomia.
Já em pacientes jovens, pode ser feito um tratamento medicamentoso, reconhecendo-se a possibilidade de que os miomas podem voltar a surgir. Em alguns casos, pode ser recomendado inclusive o uso de medicamentos que bloqueiam a atividade de hormônios como o estrogênio.
Para pacientes que querem engravidar, o tratamento deve ser personalizado, levando em consideração a quantidade e o tamanho dos miomas que ela possui.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o mioma com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!