Micrognatia
Micrognatia é uma má formação caracterizada pelo tamanho reduzido do queixo, ou seja, mandíbula menor que o normal.
O que é Micrognatia?
Micrognatia é uma má formação caracterizada pelo tamanho reduzido do queixo, ou seja, mandíbula menor que o normal. Comum em bebês, em muitos casos, pode ser corrigida. Estudos mostram ocorrência de 1 caso a cada 1.500 nascimentos.
Quais as causas da Micrognatia?
Pode ser hereditária ou devido a uma mutação genética, incluindo algumas síndromes como: lábio leporino, fenda palatina, microssomia hemifacial, Pierre Robin, síndrome de Stickler, síndrome de Beckwith-Wiedemann, síndrome de Treacher Collins, entre outras. Comum também em crianças que nascem com a Trissomia 13 (causada por um cromossomo 13 extra) e progeria (doença genética extremamente rara, cujas causas aparentam ao processo do envelhecimento).
Quais os sintomas da Micrognatia?
Pode causar problemas de má-oclusão dos dentes e dificuldades na alimentação, devido a má formação no queixo. No caso da síndrome Pierre Robin, a micrognatia pode alterar a posição da língua, deixando-a mais levantada, e isso atrapalha a sucção do bebê, nessa ocasião é recomendável o uso de sonda para realizar dieta.
Como é o tratamento da Micrognatia?
Não é uma causa evitável, por ser uma condição genética, e há possibilidade de ser identificada por meio de ultrassonografia durante a gravidez, o que viabiliza o nascimento da criança em uma instituição preparada para atender as necessidades da família e do bebê.
Em alguns casos, é possível que a Micrognatia se corrija no desenvolvimento da criança. Entretanto, se não houver essa possibilidade é necessário uma intervenção cirúrgica.
É recomendado procurar um médico e é importante as gestantes realizarem o pré-natal para poder identificar a síndrome e mutações genéticas, o diagnóstico precoce das condições de qualidade de vida para o bebê.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.