A metástase óssea é um tipo de câncer que começa em outra parte do corpo e se espalha para os ossos, sendo a coluna vertebral o local mais comum.
A metástase óssea é um tipo de câncer que começa em outra parte do corpo e se espalha para os ossos, sendo a coluna vertebral o local mais comum. Elas são chamadas de lesões secundárias, e o câncer que originou essas metástases é chamado de tumor primário, como o câncer de mama e o de próstata.
A metástase óssea é causada por células cancerígenas que se espalham de seu local de origem para os ossos. Isso geralmente ocorre em estágios avançados de câncer, como os de mama, pulmão, próstata ou rim. As células cancerígenas podem se deslocar por meio do sistema sanguíneo ou linfático, levando à formação de tumores secundários nos ossos.
Os sinais e sintomas de metástase óssea podem incluir:
Caso apresente sintomas de metástase óssea, é necessário procurar um ortopedista oncológico, profissional capaz de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de metástase óssea é realizado por meio de exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea. Além disso, uma biópsia pode ser feita para confirmar a presença de células cancerígenas.
O médico também pode solicitar exames de sangue para verificar o nível de cálcio e outras substâncias que podem indicar metástase óssea. É importante ressaltar que o diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento eficaz.
Depois que o câncer se dissemina para os ossos ou outros locais do corpo raramente é curável, mas pode ser tratado para reduzir, bloquear ou retardar seu crescimento.
O tratamento pode envolver radioterapia, quimioterapia e cirurgia, a fim de controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Além disso, o médico responsável pode prescrever medicamentos para fortalecer os ossos e terapia hormonal para tratar o câncer subjacente.
O tempo de vida para pacientes com metástase óssea varia amplamente, dependendo de diversos fatores, como o tipo de câncer primário, a extensão da disseminação, a saúde global do paciente e a resposta ao tratamento. Estatisticamente, a sobrevivência média é de seis a 48 meses. No entanto, com o avanço da medicina, muitos pacientes vivem por anos, gerenciando a condição como uma doença crônica.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a metástase óssea com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!