Meningite C
O que é Meningite C?
A meningite C, também conhecida como meningite meningocócica do tipo C, é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria meningitidis que pode causar danos cerebrais e ser fatal caso não seja tratada corretamente. Essa infecção pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais frequente em crianças com menos de cinco anos.
Como pode ser transmitida a Meningite C?
A meningite C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que se aloja na garganta ou nariz e pode ser transmitida a partir do contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de indivíduos infectados, assintomáticos ou doentes. Em alguns casos, ela invade a corrente sanguínea e alcança as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causando a infecção. Fatores como sistema imunológico debilitado e contato próximo com pessoas infectadas aumentam o risco de contrair a doença.
Quais são os sintomas de Meningite C?
Os sintomas mais conhecidos de meningite C envolvem:
- Rigidez na nuca;
- Febre alta;
- Dor de cabeça intensa e persistente;
- Manchas grandes ou pequenas na pele, que podem ser vermelhas;
- Confusão mental;
- Dor de garganta;
- Vômitos;
- Náuseas;
- Sonolência;
- Dificuldade para acordar;
- Dor nas articulações;
- Irritação;
- Fotofobia;
- Cansaço;
- Falta de apetite;
- Irritação cutânea.
Se tenho sintomas de Meningite C, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de meningite C, é necessário procurar um médico neurologista, infectologista ou um clínico geral, profissionais capazes de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Meningite C?
O diagnóstico de meningite C é feito com base nos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e o quadro pode ser confirmado após exames laboratoriais, como hemograma, punção lombar e análise do líquido retirado da medula espinhal (LCR).
Qual é o tratamento para Meningite C?
O tratamento para meningite C geralmente envolve internação hospitalar e uso de antibióticos específicos, como a penicilina. O paciente também pode necessitar de medicamentos para aliviar sintomas como dor de cabeça e febre.
Como prevenir a Meningite C?
A prevenção da meningite C envolve a vacinação contra a doença, disponível na rede pública de saúde. Além disso, manter a higiene pessoal, como lavar as mãos regularmente e evitar compartilhar copos ou talheres, pode ajudar a prevenir a transmissão. Manter ambientes bem ventilados e evitar aglomerações também são medidas preventivas importantes.
Quais reações a vacina de Meningite C causa?
Normalmente, as reações da vacina para meningite C se manifestam nas primeiras horas após a vacinação e melhoram em aproximadamente 72 horas, podendo ocorrer vermelhidão, inchaço, dor ou sensibilidade no local da aplicação e dor de cabeça — principalmente em adultos.
Já em crianças com menos de dois anos, podem ocorrer vômitos, diarreia, sonolência e agitação. Outras reações adversas comuns envolvem febre maior ou igual a 38 °C, irritabilidade, choro intenso (em crianças com menos de dois anos) e dores musculares.
Quais são as contraindicações para o uso da vacina contra Meningite C?
A vacina contra meningite C é contraindicada para pessoas que tiveram anafilaxia após uso de algum componente da vacina ou a aplicação da dose anterior. Além disso, é contraindicado tomar a vacina em caso de febre; a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a meningite C com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!