Melanoma Maligno
O que é o melanoma maligno?
O melanoma maligno é o câncer de pele mais maligno, que acomete as células responsáveis pela pigmentação. Pode aparecer nos olhos, nas membranas mucosas e no sistema nervoso central, potencialmente grave, produzindo metástases e com alta taxa de mortalidade nas fases mais avançadas.
Quais as causas do melanoma maligno?
São os danos no DNA dos melanócitos (células produtoras de melanina), que resultam no aparecimento de células cancerígenas. Acredita-se que o melanoma seja causado por exposição aos raios UV. Como o melanoma pode aparecer em regiões da pele não expostas à luz, a doença pode apresentar padrão genético para seu desenvolvimento. Indivíduos de pele clara e história de melanoma na família são mais suscetíveis.
Quais os sintomas do melanoma maligno?
O melanoma maligno aparece na forma de manchas ou nódulos. Geralmente, aparece em cima de alguma pinta pré-existente, que tenha sinais característicos de malignidade. Pode também aparecer em qualquer lugar do corpo e ir aumentando de tamanho. Outros sintomas que o portador pode apresentar são: coceira, sangramento e inflamação.
Quais as formas de detectar precocemente um melanoma maligno?
A detecção precoce para encontrar um tumor na fase inicial possibilita maior chance de tratamento bem-sucedido. Ela pode ser feita por investigação de exames clínicos e laboratoriais por meio de biópsia e a dermatoscopia, levando em conta o aspecto da lesão.
Adotada internacionalmente, a regra do “ABCDE” procura apontar sinais que sugerem tumor de pele do tipo melanoma, como podemos ver abaixo:
- A de Assimetria, quando uma metade do sinal é diferente da outra;
- B de Bordas irregulares, sendo semelhantes a um contorno mal definido, parecido com um mapa geográfico;
- C de Cor variável, que detecta a presença de várias cores em uma mesma lesão (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul);
- D de Diâmetro, mostrando uma lesão maior que seis milímetros;
- E de Evolução, notando mudanças observadas em suas características (tamanho, forma ou cor).
Como prevenir o melanoma maligno?
- Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h para diminuir os efeitos dos raios ultravioletas, especialmente se tiver pele e olhos claros. Se possível, usar bonés ou chapéu.
- Aplicar regularmente protetor solar várias vezes ao dia, principalmente ao suar muito ou ao entrar em contato com a água.
- Observar seu corpo atentamente. Percebendo qualquer alteração no tamanho e coloração de pintas ou que apareceram recentemente, consulte um dermatologista.
Qual o tratamento do melanoma maligno?
O melanoma maligno tem cura e é tratado da mesma forma que outros tipos de câncer: remoção do tumor, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia. O portador não necessariamente vai precisar de todos esses procedimentos, e o tratamento adequado depende da fase em que o melanoma se encontra. Quando o melanoma apresenta tamanho até 4mm, ele pode ser tratado mais facilmente. No entanto, quando seu tamanho é maior do que isso, há um risco maior de metástase, embora a doença ainda possa ser curada.
A Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência por ano e oferece clínicas, hospitais e ambulatórios espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal.