O mau hálito, ou halitose, é o odor fétido e persistente no ar exalado pela boca. Normalmente, a origem está na própria boca, rica em flora bacteriana com característica bactericida e associada a variadas necessidades nutricionais.
O mau hálito, também conhecido como halitose, é o odor desagradável e persistente no ar exalado pela boca. Normalmente, a origem está na própria boca, rica em flora bacteriana com característica bactericida e associada a variadas necessidades nutricionais. Quando as bactérias digerem determinados alimentos proteicos, substâncias com forte odor, como o gás sulfídrico e o escatol. Quem tem mau hálito, geralmente não percebe, mas quem chega perto do portador pode perceber quase que imediatamente.
O mau hálito pode ter diversas causas. Entre elas, a falta de cuidado com a higiene bucal; a produção de saliva reduzida (quando estamos há muito tempo sem comer, geralmente o mau hálito é mais perceptível); o ressecamento da boca proveniente de jejum intermitente, desidratação ou estresse; presença de saburra lingual (bactéria que deixa a língua branca); o consumo exacerbado de álcool e infecções na região da boca ou esôfago.
Além disso, inflamações das vias aéreas e sinusite, amigdalites, alterações renais, doenças intestinais, problemas hepáticos, diabetes alterada, problemas gastrointestinais, como refluxo e gastrite, também podem ser responsáveis pela doença.
O principal sintoma dessa condição é o odor desagradável e persistente no ar exalado pela boca. Além disso, não há outro sintoma.
Alguns fatores podem contribuir para o aparecimento do mau hálito para além das cáries e dos problemas intestinais já listados. São eles:
Em primeiro lugar, é necessário agendar uma consulta com o seu dentista, que vai avaliar e diagnosticar as causas do mau hálito para, então, realizar o tratamento correto. No entanto, existem algumas medidas que podem melhorar essa condição, além de uma boa higiene e da escovação correta:
Sim, mas para isso, é necessário identificar a causa para o mau hálito para que então seja traçado o melhor tipo de tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento do mau hálito e no diagnóstico de outras condições diversas.