Mapeamento de Retina
O mapeamento de retina também é popularmente chamado de “exame do fundo do olho” ou “fundoscopia”. É um exame realizado pelo médico Oftalmologista que posiciona seu rosto em um aparelho chamado oftalmoscópio e incide uma luz sobre os seus olhos.
O que é Mapeamento de retina?
O mapeamento de retina também é popularmente chamado de “exame do fundo do olho” ou “fundoscopia”. É um exame realizado pelo médico Oftalmologista que posiciona seu rosto em um aparelho chamado oftalmoscópio e incide uma luz sobre os seus olhos. Identifica doenças oculares e as que causam danos oculares. O exame é seguro e não oferece riscos, observam-se diversas composições dos olhos, tais como nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável por captar imagens.
Por que fazer o Mapeamento de retina?
É recomendado como acompanhamento na evolução de determinadas doenças, e outras situações, entre elas:
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Alterações na retina ou no nervo óptico;
- Suspeita de retinopatia diabética e retinopatia hipertensiva;
- Diminuição da visão;
- Pessoas com mais de 50 anos;
- Bebês prematuros (com até 32 semanas ou peso inferior a 1.500g), para prevenir a chamada retinopatia da prematuridade;
- Pacientes com miopia, para acompanhamento da retina periférica e prevenção de descolamento de retina;
- Pacientes que vão passar por alguma cirurgia ocular;
- Pacientes que usam medicamentos que podem causar efeitos colaterais na retina.
Quais sintomas levam ao Mapeamento de retina?
Além de preventivo, recomenda-se procurar um médico se houver desconforto na visão, descolamento de retina, portadores de doenças que podem causar descolamento de retina, trauma, lesões oculares e queixa de alterações internas do olho.
Como é o tratamento após o Mapeamento de retina?
Após análise, e se houver alterações, o Oftalmologista indica o melhor tratamento, e/ou cirurgia.
Não é recomendado usar qualquer colírio sem prescrição médica.
Qualquer tipo de alteração na visão ou nos olhos procure imediatamente um Oftalmologista.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.