Por ser o maior órgão de todo o corpo humano, a pele com manchas sempre chama atenção e alarma algumas pessoas.
Inicialmente, pode ser meramente estético, no entanto, é preciso ressaltar que a pele é um órgão vivo e manchas podem ser um sintoma de inúmeras doenças.
As manchas no corpo podem ser um sintoma de inúmeras doenças, como no caso da dengue, por exemplo, em que os sintomas variam da febre e dor de cabeça ao surgimento de manchas vermelhas no corpo.
Já as manchas roxas podem ser resultantes de trauma e acontecem quando o sangramento se acumula sob a pele, formando o hematoma.
Por sua vez, as manchas escuras podem indicar doenças da própria pele como melasma ou melanoma, tipo de câncer de pele.
Manchas associadas a prurido (coceira) podem ser sinal de alergia, como na dermatite atópica, eczema e urticária
Geralmente visíveis a olho nu, as manchas no corpo podem surgir abruptamente ou com o efeito do tempo. Para além da estética, é importante levá-las a sério, sempre observando seu formato e coloração, já que podem representar sinais importantes de doenças como dengue, lúpus, zika, rubéola e psoríase e, em casos mais graves, o câncer de pele.
Na grande maioria dos casos, sim, desde que a sua causa seja descoberta o mais rápido possível. Dessa forma, é fundamental observar seu formato e coloração e procurar um médico para realizar exames complementares e identificar a sua causa.
Quando já apareceram no corpo, as manchas podem ser submetidas a diversos tipos de tratamento indicados pelo médico especialista, como uso de laser, peelings, produtos clareadores que estimulam a renovação celular da pele, dentre outros. No entanto, a prevenção ao aparecimento das manchas também se faz importante e, para isso, alguns cuidados devem ser tomados, como o uso de protetor solar, evitar a exposição excessiva ao sol, uso de antioxidantes tópicos ou orais e cuidados com a alimentação.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por seis estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico das causas para as manchas no corpo e de condições diversas.