Manchas Hepáticas
São regiões mais escuras da pele, também chamadas de manchas senis ou lentigo solar.
O que são as manchas hepáticas?
As manchas hepáticas são regiões mais escuras da pele, também chamadas de manchas senis ou lentigo solar. Sua aparência pode ser lisa, e – sua coloração- marrom ou preta.
Geralmente, aparecem nas mãos, nos braços, no colo e no pescoço. É uma hiperpigmentação da pele, quando há produção excessiva de melanina (responsável pela pigmentação da cor de pele).
Quais as causas das manchas hepáticas?
Elas são comuns em pessoas acima de 40 anos ou em jovens que ficaram muito tempo expostos ao sol. É importante ressaltar que o uso de bronzeador pode contribuir para as manchas.
As manchas hepáticas não causam dor, e alguns dos principais motivos de seu surgimento podem estar relacionados à exposição solar (raios UV), que acelera a produção de melanina. Podem ainda estar relacionados a questões genéticas; indivíduos com pele clara e cabelos loiros são mais suscetíveis a desenvolver tais manchas, que também podem aparecer em pessoas de pele escura.
Quais os sinais das manchas hepáticas?
Os sinais das manchas hepáticas são:
- Áreas lisas e ovais pigmentadas;
- Marrons ou pretas;
- Mais comuns em locais com maior exposição solar, como as costas das mãos, topo dos pés, rosto, ombros e parte superior das costas.
Qual o tratamento indicado para manchas hepáticas?
Normalmente, problemas na pele são tratados por médicos dermatologistas ou por um especialista . Depois de apresentado o diagnóstico pelo médico, o tratamento pode ser realizado com cremes que podem clarear ou remover as manchas.
Por meio de exames de imagem, biópsias e exames laboratoriais, pode-se constatar a possibilidade de determinadas manchas de coloração roxa representarem alguma doença no fígado . Além disso, colorações não citadas podem apresentar indícios de algum tipo de câncer.
Por isso, caso surja qualquer tipo de mancha em seu corpo, recomenda-se que o paciente procure um médico e inicie o tratamento.
Como prevenir o surgimento de manchas hepáticas?
A melhor maneira de preveni-las é evitar exposição excessiva ao sol e utilizar protetor solar.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento do pé diabético e no diagnóstico de condições diversas.
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo