As malformações congênitas do quadril envolvem alterações no desenvolvimento normal da articulação do quadril, que pode incluir a cavidade acetabular, a cabeça do fêmur ou ambos. Essas condições podem interferir no alinhamento adequado da articulação e afetar a mobilidade.
As causas podem ser multifatoriais e incluem fatores genéticos, hereditariedade e posição fetal, bem como fatores ambientais durante a gestação. A displasia do desenvolvimento do quadril é uma das malformações mais comuns.
Os sintomas variam, podendo incluir dificuldade na movimentação da perna, claudicação, assimetria nas pregas cutâneas das nádegas, dor no quadril ou joelho e instabilidade ao caminhar.
Existem diferentes tipos de malformações congênitas do quadril. Alguns dos principais são:
A gravidade e o tratamento dessas malformações variam, sendo importante uma avaliação médica especializada para determinar a abordagem mais adequada em cada caso.
O diagnóstico geralmente é feito por exames clínicos, como o teste de Ortolani e Barlow em recém-nascidos, além de exames de imagem, como ultrassonografia do quadril, em bebês, e radiografias, em crianças mais velhas.
O tratamento pode variar de acordo com a gravidade da malformação. Em casos leves, medidas conservadoras, como o uso de dispositivos ortopédicos, podem ser suficientes. Em situações mais complexas, pode ser necessário realizar uma cirurgia para corrigir a anatomia do quadril.
Em casos de malformações congênitas do quadril, é indicado procurar um ortopedista especializado em ortopedia pediátrica. Esses profissionais têm expertise em diagnosticar e tratar condições ortopédicas específicas em crianças, incluindo malformações do quadril.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar as malformações congênitas do quadril com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo