Malformações ou anomalias congênitas são deformidades tanto estruturais quanto funcionais no corpo do bebê, ocorridas ainda durante seu período de formação no ventre materno. Quando acontecem no pulmão, são chamadas de malformações congênitas de pulmão.
Essas anomalias são raras e possuem diversas variações entre si. A criança pode ou não apresentar sintomas ao nascer. Porém, a ultrassonografia durante o pré-natal ajuda a identificar a condição de forma precoce, o que pode auxiliar em alguns casos.
A estimativa é que 10% dos casos sejam reconhecidos no nascimento, enquanto 14% deles são diagnosticados até os 15 anos.
Sequestração pulmonar: Nesse tipo de malformação, uma parte anormal e sem funcionamento do pulmão fica sem comunicação com a árvore brônquica e é irrigada por um vaso sanguíneo anômalo. A sequestração pulmonar é classificada como extralobar ou intralobar, de acordo com sua localização. Existe um terceiro tipo, ainda mais raro, chamado malformação broncopulmonar do intestino primitivo, em que o “pulmão acessório” se liga ao aparelho gastrointestinal.
Malformação Adenomatoide Cística (MAC): Se define como um crescimento anormal dos bronquíolos respiratórios terminais. As manifestações da MAC podem variar em gravidade, incluindo desde casos assintomáticos até infecções por repetição. Casos mais agressivos podem levar o feto ao óbito.
Enfisema lobar congênito: Causado, em grande parte dos casos, por problemas no desenvolvimento das cartilagens dos brônquios e pela obstrução de um brônquio lobar. A condição é caracterizada pela hiperinsuflação pulmonar, resultando em dispneia e cianose.
O tratamento, feito por um pneumologista pediátrico, vai depender do caso. É possível que o paciente precise passar por cirurgias, como a lobectomia.
Caso esse tipo de anomalia seja identificada, o médico que seguirá o tratamento é o pneumologista.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar as malformações congênitas de pulmão com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo