As malformações congênitas da traqueia e dos brônquios são anormalidades estruturais no sistema respiratório, presentes desde o nascimento. Essas condições, que incluem traqueias estreitas ou brônquios malformados, podem dificultar a respiração e exigir intervenções médicas.
As malformações congênitas da traqueia e dos brônquios são causadas por anormalidades no desenvolvimento embrionário do sistema respiratório. Fatores genéticos podem contribuir para esses defeitos, embora o ambiente intrauterino também possa influenciar.
Além disso, a exposição a certas substâncias químicas ou medicamentos durante a gravidez, doenças maternas e deficiências nutricionais podem aumentar o risco. Porém, muitas vezes a causa exata é desconhecida.
É importante salientar que tais malformações podem levar a problemas respiratórios sérios, requerendo acompanhamento médico adequado.
Os principais sintomas de malformações congênitas da traqueia e dos brônquios que podem ocorrer são:
Caso apresente sintomas de malformações congênitas da traqueia e dos brônquios, é necessário procurar o médico pneumologista, profissional capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de malformações congênitas da traqueia e dos brônquios é geralmente realizado por meio de exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Esses testes permitem ao médico visualizar anormalidades na estrutura das vias aéreas.
Às vezes, um procedimento denominado broncoscopia também é usado, no qual um tubo flexível com uma câmera é inserido na traqueia para examinar diretamente quaisquer deformidades.
O tratamento de malformações congênitas da traqueia e dos brônquios normalmente costuma envolver procedimentos cirúrgicos para corrigir ou melhorar a estrutura anormal, com o objetivo de facilitar a respiração, e a abordagem dependerá da especificidade da malformação. Além disso, terapias respiratórias e tratamentos de suporte podem ser necessários.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar as malformações congênitas da traquéia e dos brônquios com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!