A laringe é um órgão constituído por músculos, cartilagens e membranas e está localizada na garganta, entre a traqueia e a língua. Exerce função respiratória e fonatória. É na laringe que se encontram as cordas vocais.
As malformações congênitas são alterações no desenvolvimento da laringe. Elas podem causar problemas respiratórios, de voz e de alimentação.
A laringomalácia (LM) é a anomalia congênita da laringe mais comum, atingindo cerca de 65 a 75% da população pediátrica e correspondendo a aproximadamente 60 a 70% dos casos de estridor em crianças menores de um ano de idade. O estridor é um som ofegante durante a inalação, devido a uma obstrução parcial da garganta (faringe), laringe ou traqueia.
Existem vários tipos de malformações congênitas da laringe. As mais comuns são:
Estenose subglótica: é o estreitamento do espaço entre as cartilagens cricoide e aritenoide. Ela pode causar dificuldade para respirar, especialmente durante o choro da criança.
Pterígio laríngeo: crescimento de tecido, levando a uma potencial obstrução das vias aéreas.
Laringocele: ocorre a formação de um saco de ar na laringe. Pode causar rouquidão e dificuldade para respirar.
Os sintomas das malformações congênitas da laringe variam de acordo com o tipo e a gravidade da alteração. Os mais comuns são:
O diagnóstico é feito com base no exame físico, na história clínica do paciente e nos resultados de exames complementares, como a nasofibrolaringoscopia e a tomografia computadorizada.
O tratamento depende do tipo e da gravidade da alteração. Em alguns casos, pode ser realizado com medicamentos, como os broncodilatadores. Em outros, pode ser necessário realizar cirurgia para corrigir a alteração.
O otorrinolaringologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar as malformações congênitas da laringe
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar as malformações congênitas da laringe com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo