Malformação congênita do nariz
O que é malformação congênita do nariz?
Malformações ou anomalias congênitas são deformidades tanto estruturais quanto funcionais no corpo do bebê, ocorridas ainda durante seu período de formação no ventre materno. Quando acomete o nariz, a condição é chamada de malformação congênita do nariz.
Quais são os tipos de malformações congênitas do nariz?
Existem diversos tipos de malformações congênitas no nariz. Conheça algumas delas:
- Agenesia (também conhecida como arrinia ou atresia nasal congênita) – malformação rara, caracterizada pela ausência completa do nariz. Pode estar associada a outras malformações, como no sistema nervoso central.
- Síndrome de Binder – face plana (nariz “achatado”), posição anormal dos ossos nasais, ausência de espinha nasal e subdesenvolvimento da porção superior da mandíbula.
- Atresia coanal – falha no desenvolvimento da comunicação entre a cavidade nasal e a nasofaringe.
- Cistos dermoides – cisto formado durante o período gestacional, composto por restos embrionários. Em alguns casos, esse cisto pode apresentar pelos, sebo, queratina e até mesmo dentes.
- Glioma nasal – tumor nasal também desenvolvido na gestação. Pode ser extranasal, intranasal e misto, tendo ou não conexão com o crânio do paciente.
- Encefalocele nasal – saliência do tecido nervoso e meninges na cavidade nasal. Nesse caso, o paciente também pode apresentar outros tipos de anomalias.
Como é feito o tratamento para malformações congênitas do nariz?
Normalmente, o tratamento para problemas congênitos nasais é feito por meio de cirurgias.
No caso de malformações congênitas do nariz, que médico devo procurar?
O problema pode ser tratado por vários especialistas, a depender do caso. Porém, a princípio, recomenda-se que a família do paciente busque um médico otorrinolaringologista.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a malformações congênitas no nariz com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo