Macrocefalia designa tamanho de cabeça muito acima do normal para idade e sexo.
A macrocefalia geralmente é diagnosticada em recém-nascidos ou durante a infância.
Nem sempre é considerada doença ou requer tratamento ou acompanhamento médico. Alguns pacientes possuem a macrocefalia apenas como uma de suas características físicas, sem que haja qualquer tipo de alteração em sua saúde ou bem-estar.
De modo geral, o acompanhamento do tamanho da circunferência da cabeça de bebês e crianças é feito durante as consultas pediátricas que acontecem nos dois primeiros anos de vida, por meio de um teste que avalia a medição do perímetro cefálico (PC).
Existem muitas causas para a macrocefalia:
O principal sintoma de macrocefalia é a cabeça maior do que o tamanho esperado para idade e sexo.
No entanto alguns pacientes podem apresentar a macrocefalia associada a alguns outros sintomas, como é o caso de:
Nem sempre um tratamento é necessário, sendo que, em alguns casos, a macrocefalia é apenas uma característica do corpo do paciente.
Nos casos em que a macrocefalia é causada por outros problemas de saúde, o tratamento e o acompanhamento médico depende da causa.
Nos casos de hidrocefalia, por exemplo, tratamentos cirúrgicos podem ser indicados. Acompanhamentos com fisioterapia e o uso de órteses cranianas também podem ser indicados em outros casos de macrocefalia.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.