Má-absorção intestinal
O que é má absorção intestinal?
Os alimentos que consumimos são absorvidos no intestino delgado. Esse processo acontece todos os dias, porém algumas condições podem prejudicar essa etapa da digestão, desencadeando a má absorção intestinal. Infecções (como a gastroenterite), cirurgias (como a retirada de parte de um órgão do sistema digestivo), doença de Crohn, giardíase, pancreatite, cirrose e doença celíaca são exemplos.
Quais as consequências da má absorção intestinal?
A má absorção intestinal pode causar diarreia crônica intensa e deficiência de nutrientes. Casos mais graves podem evoluir para desnutrição e anemia.
Se tenho sintomas da má absorção intestinal, qual médico devo procurar?
O médico gastroenterologista é o profissional responsável pelos cuidados com a má absorção intestinal. Posteriormente, ele poderá encaminhar o paciente para um nutricionista.
Como é feito o diagnóstico da má absorção intestinal?
Para diagnosticar a má absorção intestinal, o gastroenterologista deve ouvir a história clínica do paciente e, em alguns casos, solicitar exames de sangue e de fezes. Nesse último, deve ser analisada a quantidade de gordura do material. Esse é um indício presente em diversos tipos de distúrbios de má absorção.
Qual o tratamento para a má absorção intestinal?
Para definir um tratamento, o gastroenterologista precisa investigar as causas da má absorção intestinal. Normalmente, são utilizados suplementos alimentares. Alguns casos podem envolver cirurgias.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a má absorção intestinal, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: