O lipoma é um tumor benigno que pode surgir na pele, cabeça, pescoço, tronco, membros etc.
O lipoma é um tumor benigno que pode surgir na pele, cabeça, pescoço, tronco, membros etc.
Trata-se, basicamente, de uma bolinha formada por uma película fibrosa que em seu interior possui células de gordura e outros detritos de atividade do organismo. Essa bolinha pode ser sentida ao se apalpar o corpo e pode ser pequena, com até 3 centímetros.
No entanto, existem alguns lipomas que são bastante grandes e podem atrapalhar consideravelmente a qualidade de vida do paciente, requerendo tratamento.
Não se sabe, exatamente, quais as causas do lipoma, mas acredita-se que fatores genéticos possam influenciar no surgimento de lipomas.
Alguns estudos também indicam que o lipoma pode começar a se desenvolver como decorrência de um trauma naquele ponto do corpo. Esse trauma pode ter acontecido na infância e, conforme o indivíduo se desenvolve, o lipoma cresce naquele local de seu corpo.
O principal sintoma do lipoma é o surgimento de um nódulo e/ou caroço em algum local do corpo. É possível apalpá-lo e movimentá-lo levemente, sem que a pessoa sinta dor e/ou algum tipo de desconforto.
O lipoma tem cura e costuma ser tratado por meio da remoção cirúrgica, costumeiramente feita com anestesia local e no consultório de um dermatologista.
Dependendo de sua localização (se for no pescoço ou no rosto, por exemplo), pode ser necessário fazer um cirurgia mais complexa, com a presença de um cirurgião plástico.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.