Lipoma
O lipoma é um tumor benigno que pode surgir na pele, cabeça, pescoço, tronco, membros etc.
O que é Lipoma?
O lipoma é um tumor benigno que pode surgir na pele, cabeça, pescoço, tronco, axila, costas, membros inferiores e superiores, etc.
Trata-se, basicamente, de uma bolinha formada por uma película fibrosa que em seu interior possui células de gordura e outros detritos de atividade do organismo. Essa bolinha pode ser sentida ao se apalpar o corpo e pode ser pequena, com até 3 centímetros.
No entanto, existem alguns lipomas que são bastante grandes e podem atrapalhar consideravelmente a qualidade de vida do paciente, requerendo tratamento.
Além disso, os lipomas podem aparecer em qualquer idade, sendo mais frequente nas mulheres a partir dos 40 anos. Entretanto, são incomuns na infância e adolescência.
O que causa Lipoma?
Não se sabe exatamente quais as causas do lipoma, mas acredita-se que fatores genéticos possam influenciar no seu surgimento.
Alguns estudos também indicam que o lipoma pode começar a se desenvolver como decorrência de um trauma naquele ponto do corpo. Esse trauma pode ter acontecido na infância e, conforme o indivíduo se desenvolve, o lipoma cresce naquele local de seu corpo.
Fatores como predisposição genética, obesidade e lesões traumáticas também podem causar o lipoma. Além disso, algumas condições, como as síndromes de Gardner, de Bannayan-Riley-Ruvalcaba, de Madelung e de Cowden, aumentam a propensão ao desenvolvimento de lipomas. Embora geralmente inofensivos, se causarem desconforto ou crescerem rapidamente, é recomendado procurar assistência médica.
Quais são os sintomas de Lipoma?
O principal sintoma do lipoma é o surgimento de um nódulo e/ou caroço que pode ter consistência firme, elástica ou suave, em algum local do corpo. É possível apalpá-lo e movimentá-lo levemente, sem que a pessoa sinta dor e/ou algum tipo de desconforto, embora em alguns casos possa ocorrer.
Apesar da maioria dos lipomas crescerem ao longo do tempo sem causar qualquer tipo de problema, lipomas maiores podem causar pressão e obstrução de algum tecido em volta, causando dores e sinal de inflamação local, como vermelhidão ou aumento de temperatura da região.
Se tenho sintomas de Lipoma, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de lipoma, é necessário procurar um clínico geral ou dermatologista, profissionais capacitados para diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Lipoma?
O diagnóstico de lipoma geralmente é realizado por um médico através de um exame físico. O médico pode identificar um lipoma pela aparência macia, oval ou redonda, que se move facilmente com a pressão do dedo.
Ocasionalmente, pode ser necessária uma biópsia ou outros exames de imagem, como ultrassonografia ou ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico e certificar-se de que não se trata de uma forma mais grave de tumor, como um lipossarcoma.
Como é o tratamento do Lipoma?
O lipoma tem cura e costuma ser tratado por meio da remoção cirúrgica, costumeiramente feita com anestesia local e no consultório de um dermatologista.
Dependendo de sua localização (se for no pescoço ou no rosto, por exemplo), pode ser necessário fazer uma cirurgia mais complexa, com a presença de um cirurgião plástico. No entanto, as decisões sobre o tratamento devem ser tomadas em conjunto com o médico, considerando a localização, tamanho e número de lipomas, bem como a saúde geral da pessoa.
Em casos raros, a lipoaspiração ou injeções de esteroides podem ser utilizadas.
Lipoma pode se tornar um câncer?
Embora incomum, um lipoma, que é um tumor benigno de células de gordura, pode se transformar em um lipossarcoma, um tipo perigoso de câncer. No entanto, a maioria dos lipomas permanece benigna e não leva ao câncer. Ainda assim, qualquer crescimento anormal deve ser avaliado por um médico para garantir a saúde do paciente.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o lipoma com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!