LINFOMA DE BURKITT
O que é Linfoma de Burkitt?
O linfoma de Burkitt é um câncer do sistema linfático do tipo não-hodgkin, considerado altamente agressivo e de evolução rápida. A doença acomete os linfócitos B, células do sistema imunológico responsáveis pela resposta imune humoral, que atuam na produção de anticorpos. Esse quadro pode atingir crianças e adultos, sendo frequente entre pessoas com HIV e/ou aids.
Quais os tipos de Linfoma de Burkitt?
Existem três diferentes formas de linfoma de Burkitt:
- Endêmica (africana) — mais comum entre crianças e predominante na África, a sua causa pode se relacionar com fatores climáticos, além de infecções pelo vírus Epstein-Barr (EBV) ou pelo Plasmodium falciparum, um parasita associado à malária. A sua principal manifestação é o crescimento da mandíbula e dos ossos do rosto.
- Esporádica — presente em diferentes regiões do mundo e mais frequente entre adultos, a condição afeta principalmente o abdômen e pode estar relacionada à infecção pelo EBV, embora isso seja menos frequente.
- Associada à imunodeficiência — acomete os imunocomprometidos, como pacientes diagnosticados com HIV/aids ou submetidos ao transplante de órgãos. A sua origem pode estar ligada ao EBV e ao envolvimento linfonodal. A medula óssea é uma das possíveis regiões atingidas.
Quais as causas do Linfoma de Burkitt?
As causas do linfoma de Burkitt ainda não são bem conhecidas, mas — como mencionado — podem estar relacionadas à imunodeficiência e às infecções pelo vírus Epstein Barr e pelo parasita Plasmodium falciparum.
Quais os sintomas do Linfoma de Burkitt?
As manifestações do linfoma de Burkitt podem incluir:
- Febre;
- Inchaço nos gânglios linfáticos;
- Nódulos no corpo;
- Aumento da mandíbula;
- Crescimento dos ossos da face;
- Dores abdominais;
- Obstrução intestinal.
O Linfoma de Burkitt tem cura?
Embora seja considerado agressivo, existe chance de cura para o linfoma de Burkitt, principalmente se diagnosticado e tratado de maneira precoce.
Qual o tratamento para Linfoma de Burkitt?
No geral, a quimioterapia é o tratamento indicado para o linfoma de Burkitt, mas o médico ainda pode indicar medicamentos e outros tipos de terapia, a depender do quadro clínico e da origem da doença.
Se tenho sintomas de Linfoma de Burkitt, que médico devo procurar?
Diante da suspeita de linfoma de Burkitt, o paciente pode consultar um onco-hematologista, especialista no diagnóstico e tratamento desse tipo de câncer.
Como é feito o diagnóstico do Linfoma de Burkitt?
Para diagnosticá-lo, além da avaliação clínica, o médico solicita um exame histopatológico, por meio de uma amostra obtida na biópsia. Outros procedimentos, como exames de imagem, podem ser realizados de forma complementar.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o linfoma de Burkitt com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo