O linfangioma é um tumor vascular benigno, formado por um conjunto de vasos linfáticos dilatados que crescem de forma anormal e se acumulam em um ponto.
O linfangioma é um tumor vascular benigno, formado por um conjunto de vasos linfáticos dilatados que crescem de forma anormal e se acumulam em um ponto.
Os linfangiomas podem ser linfangioma capilar ou linfangioma cavernoso, e também podem ser classificados como linfangioma cístico, quando se concentram em um único ponto e formam verdadeiramente um cisto na cabeça ou pescoço, podendo ser apalpado.
Outro ponto relativamente comum para o surgimento destes tumores benignos é a cavidade bucal, pois o hemangioma na boca geralmente aparece na língua.
São comuns na infância e, geralmente, surgem até os dois anos de idade.
Geralmente, o linfangioma pode ser observado como um cisto, que pode apresentar aumento de volume na cabeça e pescoço. Pode ser apalpado, e o diagnóstico médico se dá pela observação e pela história.
Linfangiomas nos órgãos são descobertos por acaso durante exames de imagem como cintilografia e ressonância magnética.
O linfangioma não dói e não coça.
Não. O linfangioma não é câncer. Ele na verdade é um tumor benigno no sistema linfático.
O tratamento varia de acordo a localização e tamanho, diferentes abordagens podem ser feitas para tratar o linfangioma, mas nem sempre é preciso tratá-lo.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.