Leucemia mieloide aguda, também conhecida pela sigla LMA, é uma doença rara que atinge a medula óssea. As células-tronco dos pacientes portadores da doença sofrem uma mutação genética. Essas células dão origem às células sanguíneas, compostas por leucócitos, hemácias e plaquetas. Nessa situação, as células ficam adoecidas, não conseguem se desenvolver e passam a se multiplicar de forma descontrolada.
Leucemia mieloide aguda, também conhecida pela sigla LMA, é uma doença rara que atinge a medula óssea. As células-tronco dos pacientes portadores da doença sofrem uma mutação genética. Elas dão origem às células sanguíneas, compostas por leucócitos, hemácias e plaquetas. Nessa situação, as células (conhecidas como blastos) ficam adoecidas, não conseguem se desenvolver e passam a se multiplicar de forma descontrolada.
As causas da leucemia mieloide aguda podem estar relacionadas a fatores genéticos e hereditários. A doença pode ser desenvolvida ao longo da vida ou ser presente de forma congênita (quando o paciente já nasce com a doença). Alguns fatores favorecem o desenvolvimento do problema. São eles:
Os sintomas da leucemia mieloide aguda aparecem em forma de anemia, infecções e sangramentos. Entre outros sintomas, podemos nos deparar com: cansaço, fadiga, hematomas pelo corpo, dor de cabeça, falta de ar fora do normal, febre, tonturas, desmaios, sudorese noturna, perda de apetite, perda de peso e outros.
A leucemia mieloide aguda pode ter cura, dependendo do estágio da doença. É essencial buscar a ajuda de um profissional experiente para o diagnóstico preciso e o tratamento correto.
Os tratamentos podem envolver medicamentos, quimioterapia e até transplante de medula óssea.
Caso apresente sintomas de leucemia mieloide aguda, é necessário procurar um médico onco-hematologista para tratamento e diagnóstico da doença.
Mesmo que a pessoa tenha sinais e sintomas, o médico só consegue confirmar o diagnóstico da leucemia mieloide aguda após verificar o histórico familiar, fazer o exame físico e analisar exames laboratoriais.
O especialista pode solicitar uma série de exames para identificar a Leucemia mieloide aguda. Entre eles:
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: