Chamada também de crupe, a laringotraqueobronquite é uma infecção que pode afetar as vias aéreas respiratórias superiores e inferiores, causando obstrução. A laringotraqueobronquite afeta, majoritariamente, bebês e crianças, podendo acometer também outras faixas etárias.
Por conta de suas características, o paciente produz muita secreção e sua tosse possui um som peculiar, e quase sempre acontece com a eliminação de muito muco e secreção.
A laringotraqueobronquite pode ser aguda ou pode ser crônica.
A laringotraqueobronquite é majoritariamente causada por outros vírus que causam doenças respiratórias. É o caso, por exemplo, do vírus parainfluenza, do vírus sincicial respiratório (VSR) ou do vírus influenza, causador da gripe.
Algumas bactérias também podem ser causadoras do crupe.
Nos casos de laringotraqueobronquite crônica, o paciente pode apresentar a doença por ter alguma outra doença pulmonar crônica, mas também devido à exposição a certas substâncias capazes de afetar a respiração, como a fumaça de cigarro.
Entre os sintomas de laringotraqueobronquite, podemos destacar:
De modo geral, os sintomas de laringotraqueobronquite melhoram durante a manhã e o dia e pioram consideravelmente durante a noite, impedindo que a criança consiga dormir e descansar.
De modo geral, não existe um tratamento específico para a laringotraqueobronquite. Alguns pacientes podem receber medicamentos para ajudar na recuperação dos sintomas, mas devem permanecer bem hidratados e podem fazer o uso de inalação para ajudar na respiração.
Evitar locais poluídos e fumaça de cigarro, além de outros alérgenos ajuda na recuperação.
A laringotraqueobronquite é autolimitada e, na grande maioria dos casos, o paciente se recupera sem a necessidade de tratamentos específicos.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.