Labirintite Emocional
O que é Labirintite Emocional?
A labirintite emocional, também conhecida como labirintite nervosa, é uma condição que afeta o ouvido interno, causando problemas no equilíbrio e na audição. Embora seja semelhante à labirintite física, a versão emocional é frequentemente desencadeada por estresse, ansiedade ou depressão.
O que causa Labirintite Emocional?
As causas de labirintite emocional possuem relação com alterações emocionais, como excesso de estresse, ansiedade ou depressão, que podem levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.
Além disso, outros fatores psicológicos e/ou emocionais podem desencadear labirintite emocional, como a perda de um ente querido, síndrome do pânico, demissão, pressão e cobranças no trabalho ou nos estudos.
Quais são os sintomas de Labirintite Emocional?
Os sinais e sintomas de labirintite emocional podem incluir:
- Perda de audição;
- Tontura;
- Vertigem;
- Nistagmo (movimento involuntários dos olhos);
- Suor excessivo;
- Vômito;
- Zumbido.
- Náuseas;
- Sensação de ouvido entupido;
- Desequilíbrio;
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta;
- Queda de cabelo.
Se tenho sintomas, qual médico trata Labirintite Emocional?
Caso apresente sintomas de labirintite emocional, é necessário procurar um médico otorrinolaringologista, profissional capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Labirintite Emocional?
O diagnóstico de labirintite emocional costuma ser realizado por exclusão, para descartar a hipótese de labirintite comum. Para isso, podem ser realizados exames físicos e de audição para verificar se há perda auditiva ou alterações físicas no ouvido, e até mesmo exames de sangue para checar sinais de infecção ou inflamação no corpo.
Como tratar a Labirintite Emocional?
A labirintite emocional tem cura e seu tratamento envolve uma combinação de terapia medicamentosa e psicoterapia. Alguns medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e betabloqueadores podem ser prescritos para aliviar os sintomas físicos. A psicoterapia, particularmente a terapia cognitivo-comportamental, pode ajudar a gerenciar os aspectos emocionais. Além disso, mudanças no estilo de vida, como redução do estresse e alimentação saudável, também são importantes.
Quanto tempo dura a Labirintite Emocional?
As crises de labirintite emocional podem ocorrer espontaneamente, podendo durar de alguns minutos a várias horas; em casos mais graves, até mesmo dias. O seu tempo de duração varia muito, já que é ligado diretamente à capacidade da pessoa de gerenciar suas emoções e o estresse.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a labirintite emocional com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!