O lábio leporino é uma fissura do lábio superior, normalmente logo abaixo do nariz, causando uma abertura anômala para dentro do nariz.
O lábio leporino é uma fissura do lábio superior, normalmente logo abaixo do nariz, causando uma abertura anômala para dentro do nariz. Geralmente ocorre junto com a fenda palatina, uma abertura na parte superior do céu boca.
O lábio leporino é uma doença facilmente visualizável, não tendo sintomas internos. Após sua detecção, são feitos exames para avaliar possíveis anormalidades internas.
Fatores ambientais e genéticos podem levar à formação de lábio leporino. O consumo de álcool, tabaco ou outras drogas durante a gestação pode aumentar o risco.
A fissura labial não é uma alteração de caráter estético, apenas. Ela também pode causar problemas de saúde, como má nutrição, distúrbios respiratórios, de fala e de audição e infecções crônicas. Em função disso, o tratamento é realizado com abordagem multidisciplinar, com cirurgiões plásticos, otorrinolaringologistas, odontologistas, entre outros.
Tanto o lábio leporino como a fenda palatina podem ser corrigidos com cirurgia. A melhor época para a realização depende do resultado de exames pré-operatórios e o nível de deformidade.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.