O kernicterus é uma condição médica grave que pode ocorrer em recém-nascidos com níveis excessivos de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é um subproduto da degradação das células vermelhas do sangue e geralmente é processada pelo fígado.
No entanto, em alguns casos, o fígado imaturo do bebê não consegue processar a bilirrubina adequadamente, levando a um acúmulo perigoso no cérebro, que pode trazer danos permanentes ao bebê.
O Kernicterus é causado principalmente pela hiperbilirrubinemia não tratada em recém-nascidos. Quando o nível de bilirrubina no sangue atinge níveis muito altos, essa substância tóxica pode atravessar a barreira hematoencefálica e causar danos ao cérebro do bebê.
A hiperbilirrubinemia pode ocorrer devido a diversos fatores, como incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o bebê, problemas no fígado ou no trato gastrointestinal, prematuridade, entre outros.
Os principais sintomas de kernicterus são:
Esses sintomas não indicam que o bebê está com kernicterus, apenas sinalizam que poderá estar com icterícia neonatal, que é quando existe excesso de bilirrubina no corpo. O kernicterus só irá se desenvolver se o tratamento não for feito e a bilirrubina continuar se acumulando, até chegar no cérebro e provocar lesões que podem causar paralisia ou surdez, por exemplo.
Caso apresente sintomas de kernicterus, é necessário procurar o médico pediatra para diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de kernicterus é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais. Inicialmente, são avaliados os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, como icterícia prolongada e alterações neurológicas. Em seguida, é feita a dosagem dos níveis de bilirrubina no sangue, que geralmente estão elevados.
Além disso, exames de imagem, como a ressonância magnética, podem ser realizados para avaliar possíveis danos cerebrais. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado e a prevenção de sequelas mais graves.
O tratamento para kernicterus envolve reduzir os níveis de bilirrubina no sangue, ao colocar o bebê em caminhas com luzes especiais. Essa técnica é conhecida como fototerapia e permite que a bilirrubina seja destruída e eliminada mais facilmente do organismo.
No entanto, quando os níveis de bilirrubina estão muito altos ou o kernicterus está causando lesões cerebrais, pode ser aconselhado uma transfusão de sangue para diminuir a quantidade de bilirrubina.
Caso os níveis de bilirrubina permaneçam elevados por muito tempo no sangue e o tratamento não seja realizado ou feito de forma incorreta, a bilirrubina pode alcançar o cérebro e trazer sequelas, como danos permanentes ao sistema nervoso central, causando problemas cognitivos, motores e sensoriais. Além disso, outras sequelas podem incluir surdez, problemas de visão e paralisia cerebral.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o kernicterus com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: