Jogo patológico é uma distúrbio psiquiátrico que se refere ao vício em jogar. Esse nome é dado porque o comportamento da pessoa é persistente e, apesar das consequências negativas que o ato pode trazer, ele é mantido. Nesse caso, o paciente se torna inapto para administrar o tempo e o dinheiro gasto.
O jogo patológico gera uma dependência semelhante à dependência química, como o vício em álcool e drogas. Ao se aventurar em um jogo prazeroso, são secretadas noradrenalina e dopamina, que causam a sensação de alívio e prazer. Assim, jogadores patológicos precisam jogar cada vez mais para obter o mesmo sentimento de antes.
O jogo patológico, por se tratar de um problema psiquiátrico, se dá a partir de diversas causas, como o contexto social, a personalidade e o baixo nível de sociabilidade, por exemplo. Além disso, pessoas de classe média baixa e que já possuem outras questões como ansiedade e depressão estão mais sujeitas a desenvolver o transtorno.
O jogador, quando se torna patológico, apresenta sinais, como:
O tratamento para o jogo patológico vai depender do caso, mas pode conter consultas frequentes com um psiquiatra, sessões de psicoterapia, participação em grupos de autoajuda e até mesmo o uso de medicamentos. O tratamento é focado na melhora da condição de adicto ao jogo para que possa viver uma vida com mais qualidade.
O médico psiquiatra é o especialista ideal para consultar caso desconfie que o ato de jogar está se tornando um problema de saúde.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o jogo patológico com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: