IST é a sigla usada pelos médicos para identificar um conjunto de diferentes doenças que têm como característica comum o fato de serem transmitidas de um indivíduo a outro principalmente por meio do contato sexual.
O fato de uma doença ser classificada como IST não significa que a pessoa a contraiu por meio do sexo desprotegido. As ISTs podem, de modo geral, ser ISTs transmitidas pelo contato com secreções e com o sangue de uma pessoa que possui a doença.
A sífilis, por exemplo, é uma das ISTs mais comuns, sendo que ela pode ser passada de mãe para filho durante o nascimento da criança.
Entre as ISTs mais comuns, podemos destacar: clamídia, herpes, HIV, HPV, cancro mole, sífilis e gonorreia.
Cada tipo de IST apresenta um conjunto de sintomas diferentes, de acordo com a doença contraída pelo paciente.
Alguns desses sintomas podem ser dor na região genital, ardência ao urinar, feridas que surgem nos genitais e no ânus, verrugas localizadas, bolhas, coceira na região e eliminação de secreções diversas por meio dos genitais.
Para ter um diagnóstico preciso e correto de IST, é preciso ir ao hospital e passar em uma consulta com o médico ginecologista, no caso das mulheres, e com o médico urologista, no caso dos homens.
Geralmente, a IST tem cura, sendo que a trilha de tratamento a ser seguida depende da doença que foi contraída pelo indivíduo. Algumas condições, como a AIDS, vão precisar de um tratamento que pode durar toda a vida.
Além disso, algumas ISTs podem apresentar sérias complicações, que precisam ser tratadas o quanto antes.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência, com o objetivo de tratar com excelência pacientes que necessitam de cuidados imediatos.
Os hospitais, clínicas e ambulatórios médicos da Rede D’Or estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe.