Quando algo não funciona da forma correta, o corpo humano encontra formas de se autocurar, como no caso de febre, que é um aumento na temperatura corporal desencadeado como forma de matar vírus e bactérias invasoras, por exemplo.
A irritação é um desses mecanismos. Além de servir como um indicador de que algo não vai bem no organismo, fomentando a busca por ajuda médica, a irritação é também uma resposta do sistema imunológico a algo que está afetando aquela determinada região do corpo.
Existem diferentes tipos de irritação, separados de acordo com a área do corpo que estão afetando. Dependendo do lugar, a irritação pode desencadear sintomas como coceira, vermelhidão e uma quentura que fica localizada só naquele ponto.
As causas da irritação também são variadas, sendo que podem acontecer por diversos motivos. A alergia alimentar é, por exemplo, uma causa comum de irritações na pele.
Uma irritação na garganta, com aquele incômodo desagradável e a voz que falha ocasionalmente, pode ser, por exemplo, um sintoma inicial de uma inflamação na garganta, por exemplo.
Já uma irritação que acomete os órgãos sexuais, como uma irritação no pênis ou uma irritação na vagina, podem ser resultado de uma doença sexualmente transmissível, por exemplo. A irritação nesses locais costuma causar coceira e pode gerar até mesmo a eliminação de secreção.
Uma irritação nos olhos pode ser ocasionada por um objeto estranho que adentrou no local, como um pelo, ou pode ser o resultado inicial de uma condição mais séria, como uma conjuntivite.
É preciso ouvir os sinais que o corpo envia e compreendê-los. Em caso de irritações que sejam persistentes, pode ser interessante consultar um médico para entender o que está acontecendo em seu organismo.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.