A intoxicação alimentar é uma condição médica capaz de causar vômitos e diarreias, além de outros sintomas como desidratação, febre e dor abdominal.
A intoxicação alimentar é uma condição médica contraída por meio da ingestão de alimentos contaminados com fungos, bactérias, toxinas ou outros micro-organismos. Ela é capaz de causar vômitos e diarreias, além de outros sintomas como desidratação, febre baixa e dor abdominal.
A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos ou de água contaminada com micro-organismos nocivos à saúde. Geralmente, essa contaminação ocorre por conta do mau armazenamento ou de manuseio incorreto do alimento, sem atenção às práticas de higiene.
Entre os sintomas de intoxicação alimentar, podemos destacar:
Sim. De modo geral, a intoxicação alimentar se cura naturalmente, após um determinado período de tempo, sem que seja necessário fazer o uso de medicamentos.
Podem ser prescritos medicamentos para tratar os sintomas. Além disso, é indicada a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Em alguns casos, é necessária a administração de soro via oral (soro caseiro) ou venosa. O consumo de alimentos leves também é importante nesses casos.
Um clínico geral pode tratar casos de intoxicação alimentar. Porém, casos mais graves devem ser levados a um gastroenterologista.
O diagnóstico da condição é realizado por meio do exame clínico e relato de sintomas.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a intoxicação alimentar com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!