Intestino Preso
O que é intestino preso?
Intestino preso ou prisão de ventre são nomes populares para a constipação ou obstipação, ou seja, a dificuldade para evacuar. Não existe um padrão de funcionamento do intestino. Nestes casos, pode-se apresentar uma frequência baixacomo por exemplo duas vezes por semana.
Quais são as causas do intestino preso?
Algumas pessoas se queixam de intestino preso quando mudam a rotina ou de ambiente, como em uma viagem. Logo quando o indivíduo volta às suas atividades normais, o intestino volta ao seu funcionamento normal. O intestino preso é muito comum em mulheres, especialmente grávidas, crianças e idosos. Alguns medicamentos também podem causar intestino preso.
As suas principais causas são:
- dieta pobre em fibras;
- pouca ingestão de líquidos;
- sedentarismo;
- não evacuar quando tiver vontade (respeitar o funcionamento intestinal para o seu bom funcionamento).
Algumas doenças podem estar associadas ao intestino preso como:
- cólon de reto;
- diverticulite;
- hemorróidas;
- fissuras anais;
- câncer colorretal.
Quais são os sintomas do intestino preso?
Os sintomas do intestino preso são:
- não evacuar normalmente (apenas de 1 a 2 vezes na semana);
- fezes ressecadas, muito duras e pouco volumosas;
- sensação de não realizar o evacuamento por completo (como por exemplo, como se houvesse algo ainda no intestino);
- desconforto, distensão abdominal e abdominal inchado;
- mal-estar;
- gases;
- problemas digestivos.
Qual o tratamento para o intestino preso?
O intestino preso tem cura na maior parte dos diagnósticos realizados. O tratamento segue um exame detalhado para identificar a causa do intestino preso. Hemograma, exame de sangue, fezes, enema opaco, colonoscopia, tempo de trânsito das fezes e demais exames podem ser prescritos pelo médico para conduzir o tratamento adequado. Alguns casos, ainda, podem incluir prescrição de supositórios e lavagens intestinais para eliminar as fezes
Muitas vezes, mudanças de hábitos alimentares e mudanças no estilo de vida podem beneficiar o paciente com este diagnóstico. Além de atividades físicas, é aconselhável ingerir alimentos ricos em fibras, verduras e frutas que ajudam na digestão.
É recomendado consultar o médico para introduzir uma dieta saudável e rica em alimentos com propriedades laxativas, como por exemplo o mamão, e realizar exames físicos antes de praticar qualquer exercício.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.