É uma fissura ou rachadura de cor avermelhada na superfície da pele, úmida descamativa, que pode evoluir com pequenas vesículas, que se rompem formando novas placas.
É uma fissura ou rachadura de cor avermelhada na superfície da pele, úmida descamativa, que pode evoluir com pequenas vesículas, que se rompem formando novas placas. É muito comum haver infecção secundária bacteriana. O Intertrigo candidiásico é causado por Candida albicans, o mesmo fungo que causa candidíase, é contagioso quando há contato direto com terceiros infectados com a mesma lesão.
O atrito entre duas superfícies de pele pode ser a maior causa da infecção. A sujeira, até mesmo o calor e a umidade podem criar pequenas fissuras e causar uma infecção por fungos ou bactérias.
O Intertrigo pode ser encontrado em várias regiões do corpo, porém é mais comum encontrar nas dobras da pele, como:
E pode causar:
É recomendado procurar o dermatologista para o diagnóstico e o tratamento. A análise é feita conforme o aspecto da lesão cutânea e as características dela. Em alguns casos, faz-se uma raspagem da pele para a coleta de material de amostra para análise em laboratório – para a identificação do fungo que causa a infecção. Para o tratamento podem ser prescritos cremes à base de antifúngicos e corticosteroides, como a hidrocortisona – e, em alguns casos, o uso de antibióticos.
Para a prevenção do intertrigo é recomendado:
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.