Incontinência urinária de urgência é um distúrbio relacionado à eliminação de urina, em que o paciente sente uma vontade incontrolável e súbita de urinar. Em alguns casos, o paciente precisa sair correndo para ir ao banheiro e, às vezes, não consegue nem chegar ao toalete antes de começar a urinar.
Incontinência urinária de urgência é um distúrbio relacionado à eliminação de urina, em que o paciente sente uma vontade incontrolável e súbita de urinar. Em alguns casos, o indivíduo precisa sair correndo para ir ao banheiro e não consegue chegar ao toalete antes de começar a urinar.
Na incontinência de urgência, o paciente pode até ter pouca ou nenhuma urina para eliminar, mas sente esse ímpeto forte, devido à atividade dos nervos ao redor da bexiga: espasmos e contrações no órgão.
A incontinência de urgência pode causar muito constrangimento ao paciente e é mais comum em mulheres do que em homens, geralmente se apresentando após os 50 anos.
Podem ser variadas as causas da incontinência de urgência. Geralmente, a condição se desenvolve devido a outros problemas na bexiga, como obstruções e a presença de pedras ou de um processo inflamatório que acomete o órgão. Além disso, disfunções na interpretação cerebral dos sinais do início da vontade de urinar também causam a incontinência de urgência e a bexiga hiperativa.
Doenças degenerativas ou que originam problemas nervosos também podem afetar o funcionamento da bexiga, desencadeando a incontinência de urgência. É o caso, por exemplo, da esclerose múltipla e do mal de Parkinson.
O principal sintoma da incontinência de urgência é o desejo súbito, repentino e inadiável de urinar. Isso pode acontecer tanto de dia quanto durante a noite.
A percepção de que o paciente precisa fazer xixi vem tão subitamente que, em boa parte dos casos de incontinência de urgência, o paciente nem sequer tem tempo de chegar ao toalete e pode acabar urinando em suas roupas.
Além disso, o paciente também pode apresentar alguns escapes de urina.
A descrição dos sintomas já apresenta um forte indício da incontinência de urgência. Porém, para confirmar, o médico pode solicitar alguns exames de imagem, como ultrassons e radiografias, por exemplo. Estudos urodinâmicos (para estudar o fluxo da urina) e teste de estresse urinário também podem ser solicitados.
O tratamento da incontinência de urgência depende do que causa essa condição. Em alguns casos, é possível tratá-la por meio do uso de medicamentos, mudanças no estilo de vida ou de fisioterapia, especialmente da que é focada na região do assoalho pélvico.
Outros casos de incontinência de urgência, no entanto, podem requerer a realização de procedimentos cirúrgicos.
Alguns pacientes podem não apresentar melhora da incontinência de urgência e podem ter que fazer uso de absorventes higiênicos ou de fraldas, para que a doença não cause constrangimentos no seu dia a dia.
Para tratar problemas relacionados ao trato urinário, o médico urologista é o mais indicado, tanto para homens quanto para mulheres.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a incontinência de urgência com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internatcional (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: