A disfunção erétil, conhecida popularmente como impotência sexual, é a incapacidade de obter ou manter uma ereção suficiente para a relação sexual satisfatória.
A impotência sexual pode ser causada por fatores psicológicos, como:
Além disso, também pode ser influenciada por fatores físicos, incluindo:
Os principais sintomas incluem dificuldade em conseguir ou manter uma ereção firme o suficiente para a relação sexual, bem como diminuição do desejo.
Sim, mulheres também podem enfrentar dificuldades sexuais, embora o termo “disfunção erétil” não se aplique diretamente a elas. Nas mulheres, essas dificuldades podem se manifestar como falta de interesse ou dificuldade em atingir a excitação.
A impotência sexual é tratável na maioria dos casos. A escolha do tratamento depende da causa subjacente e pode envolver mudanças no estilo de vida, terapia sexual, medicamentos prescritos, dispositivos a vácuo ou cirurgia.
O tratamento pode incluir:
A impotência sexual pode ser classificada em dois tipos principais: orgânica (causada por problemas físicos) e psicogênica (causada por fatores emocionais). Muitas vezes, as causas são multifatoriais, combinando elementos físicos e emocionais.
Se você estiver enfrentando problemas de impotência sexual, é aconselhável procurar um médico especializado em urologia ou em medicina sexual. Eles têm experiência em diagnosticar e tratar disfunções sexuais e podem orientá-lo no tratamento adequado com base na causa subjacente.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo