Chamada pelos médicos de disfunção erétil, a impotência sexual é uma condição relativamente comum que afeta pacientes de diferentes faixas etárias, em que o homem não consegue ter ou manter ereção no pênis.
Acredita-se que pelo menos 52% dos homens, na faixa dos 40 aos 70 anos, apresentam ou podem apresentar algum grau de disfunção erétil em determinado momento da vida.
A impotência sexual pode estar relacionada a inúmeros fatores fisiológicos ou psicológicos. Quando a impotência masculina é fisiológica, podem existir, por exemplo, distúrbios circulatórios do sangue que vai ao pênis para preencher os corpos cavernosos e promover a ereção.
Outros problemas físicos que podem causar a disfunção erétil incluem desordens hormonais e a doença de Peyronie, comprometimento da elasticidade dos corpos cavernosos, o que pode fazer com que o pênis adquira uma certa curvatura para os lados ou para cima e para baixo, dificultando a ereção.
Vale ressaltar que o tabagismo e o diabetes também podem ser causas de disfunção erétil e de impotência sexual.
Altos níveis de estresse e ansiedade ou problemas de ordem emocional podem levar à impotência, causas mais comuns de disfunção erétil.
A impotência sexual tem cura e depende muito da causa.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.