Impetigo
Impetigo é uma infecção bastante contagiosa que afeta especialmente crianças, causando o surgimento de feridas, bolhas e crostas em pontos como o rosto e as extremidades do corpo.
O que é Impetigo?
Impetigo é uma infecção bacteriana de pele bastante contagiosa que afeta especialmente crianças, causando o surgimento de feridas, bolhas e crostas em pontos como o rosto e as extremidades do corpo.
Quais são as causas de Impetigo?
As causas do impetigo estão relacionadas ao contágio por diferentes tipos de bactérias, que podem se infiltrar na pele por meio da picada de insetos ou mesmo de traumas, como arranhões.
O impetigo, no geral, é causado por dois grupos de bactérias: Staphylococcus aureus e o Streptococcus pyogenes do grupo A.
Como o Impetigo é transmitido?
As bactérias causadoras do impetigo vivem naturalmente no nosso organismo, mas causam a infecção quando adentram a pele durante um período de queda na imunidade. Por isso, ele pode ser transmitido de uma pessoa para outra, sem que necessariamente traga sintomas.
O contágio com essas bactérias costuma acontecer pelo contato direto com as feridas e machucados que surgem na pele do paciente como consequência da doença, além do contato com secreções (especialmente a nasal) e objetos da pessoa.
Além disso, fatores como má higiene, clima quente e úmido, feridas abertas, picadas de inseto ou dermatites podem facilitar a entrada das bactérias, resultando em impetigo. Além disso, pessoas com sistema imunológico enfraquecido estão mais suscetíveis à infecção.
Quem pode ter Impetigo?
No geral, pacientes de qualquer idade podem ter o impetigo, mas a doença predomina em crianças, especialmente as que estão entre os dois e os seis anos de idade. Além disso, Por se desenvolver melhor com calor e umidade, a doença é mais comum no clima de verão.
Por fim, condições de higiene precárias e a falta de saneamento básico também podem ser fatores que influenciam no desenvolvimento do impetigo.
Quais os sintomas de Impetigo?
Os sintomas da doença podem incluir o aparecimento de bolhas com pus em pontos do corpo como nariz, boca, braços e pernas. Depois que essas bolhas estouram, podem surgir feridas avermelhadas semelhantes a crostas.
Outros sintomas podem incluir coceira, febre, erupções cutâneas, mal-estar e inchaço dos gânglios linfáticos.
Com tratamento adequado, o impetigo pode não causar maiores problemas. No entanto, se ignorado, pode trazer complicações que vão desde condições renais a até mesmo uma doença fatal: a celulite infecciosa.
Se tenho sintomas de Impetigo, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de impetigo, é necessário procurar um dermatologista, profissional capacitado para diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Impetigo?
O diagnóstico é geralmente realizado através de um exame físico, em que o médico avalia as características das feridas na pele. Em alguns casos, pode ser necessário realizar um exame de cultura de pele para identificar o tipo de bactéria causadora da infecção. Esta análise envolve a coleta de uma pequena amostra da área infectada que é enviada ao laboratório para testes.
Com base nos resultados, o médico prescreverá o tratamento mais adequado.
Como é o tratamento de Impetigo?
O tratamento do impetigo geralmente envolve a utilização de antibióticos, que podem ser administrados através de pomadas tópicas ou em forma de comprimidos. Além disso, a limpeza regular da pele infectada, com sabão suave e água, também é recomendada.
É Importante lembrar que a medicação deve ser utilizada conforme prescrição médica para evitar a resistência bacteriana.
Como prevenir o Impetigo?
O impetigo pode ser prevenido ao se manter a higiene pessoal, lavando as mãos com frequência e tomando banho regularmente. É necessário evitar o compartilhamento de toalhas, roupas ou outros itens pessoais. Caso alguém da família esteja infectado, lave as roupas e lençóis desta pessoa separadamente.
Além disso, manter as unhas curtas para evitar arranhões que possam abrir caminho para as bactérias. Outra forma de prevenção do Impetigo é manter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios regulares já que, aliados, também fortalecem o sistema imunológico.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o impetigo com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!