Infecção fúngica causada pelo fungo Histoplasma capsulatum. A infecção ocorre quando esporos do fungo são inalados e afetam os pulmões.
A histoplasmose pulmonar é uma infecção fúngica causada pelo fungo Histoplasma capsulatum. A infecção ocorre quando esporos do fungo são inalados e afetam os pulmões, provocando uma variedade de sintomas respiratórios.
A histoplasmose pulmonar é causada pela inalação dos esporos do fungo Histoplasma capsulatum, que são encontrados em solos ricos em material orgânico, como fezes de pássaros e morcegos.
As áreas comumente associadas à presença do fungo são as regiões com clima úmido, como partes dos Estados Unidos, América Central e América do Sul.
Os sintomas podem variar de leves a graves e incluem:
A maioria dos casos de histoplasmose pulmonar costuma ser leve. No entanto, em casos graves ou de pessoas com o sistema imunológico comprometido, como pacientes com HIV/aids ou transplantados, a infecção pode se tornar fatal se não for tratada adequadamente. Por isso, é importante procurar um pneumologista para iniciar logo o tratamento.
O tratamento geralmente envolve o uso de medicamentos antifúngicos, como itraconazol ou anfotericina B, para eliminar o fungo do organismo. Em casos graves ou em pessoas com o sistema imunológico comprometido, podem ser necessárias terapias antifúngicas mais intensivas ou prolongadas.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a Histoplasmose Pulmonar com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!