Histoplasmose
O que é Histoplasmose?
A histoplasmose é uma infecção sistêmica causada pela inalação de partículas do fungo Histoplasma capsulatum. Uma vez dentro do organismo, essas estruturas microscópicas podem afetar regiões como pulmão e fígado. Enquanto alguns pacientes infectados não apresentam sintomas, outros podem desenvolver a forma mais grave e disseminada da doença, quando se espalha por todo o corpo.
Como a Histoplasmose é transmitida?
Os esporos do fungo Histoplasma capsulatum são facilmente encontrados em matéria orgânica em decomposição, como fezes de pássaros e de morcegos, presentes no solo. O contágio pode ocorrer ao manusear o solo, frutas secas e cereais. Além disso, demolições de construções antigas e limpezas que levantam muita terra têm potencial de liberar partículas no ar, elevando o risco de inalação.
Devido à relação entre o fungo e o solo, a histoplasmose também é chamada de doença das cavernas. Agricultores, arquitetos, engenheiros e trabalhadores de obras, por terem contato constante com terra e pó de construção, estão mais suscetíveis ao desenvolvimento da infecção.
Inalar os esporos do fungo nem sempre significa que a pessoa vai desenvolver a histoplasmose. Cabe ressaltar que a doença não é transmitida de um indivíduo para outro, nem de animais para o homem.
Quais são os sintomas da Histoplasmose?
Quando se apresentam, os sintomas da histoplasmose variam de acordo com o estado de saúde do paciente. Entre eles podem estar:
- Febre e calafrios;
- Tosse seca e persistente;
- Dor no peito;
- Dificuldade para respirar;
- Fadiga;
- Fraqueza;
- Palidez;
- Falta de ar;
- Sudorese noturna;
- Perda de peso;
- Dor ao deglutir.
Tabagistas ou pacientes com o sistema imunológico debilitado podem apresentar sintomas mais severos, a exemplo da histoplasmose pulmonar cavitária crônica, que possui manifestações semelhantes às da tuberculose avançada.
A Histoplasmose tem cura?
A histoplasmose pode ser curada, sobretudo quando diagnosticada e tratada precocemente. Na maioria dos casos, a cura ocorre de forma espontânea, sem a necessidade de medicamentos.
Qual é o tratamento para Histoplasmose?
O tratamento da histoplasmose é feito por meio do uso de antifúngicos e medicamentos para aliviar os sintomas da doença.
Se tenho sintomas de Histoplasmose, que médico devo procurar?
Diante da suspeita de histoplasmose, o paciente pode consultar um médico clínico geral ou infectologista. Se houver sintomas como tosse seca, dificuldade para respirar e falta de ar, um pneumologista pode ajudar.
Como é feito o diagnóstico da Histoplasmose?
Além da avaliação clínica realizada pelo médico, o diagnóstico da histoplasmose pode envolver exames laboratoriais e de imagem, como o micológico, histopatológico e sorológico.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a histoplasmose com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Localização desligada