A hipóxia intrauterina refere-se à condição na qual o feto recebe uma quantidade inadequada de oxigênio durante a gestação, o que pode afetar o desenvolvimento fetal e ter consequências para a saúde do bebê.
As causas da hipóxia intrauterina podem incluir:
Os sintomas podem variar e incluir movimentos fetais reduzidos, atraso no crescimento fetal, alterações nos batimentos cardíacos do feto e, em alguns casos, mudanças na quantidade de líquido amniótico.
O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de ultrassonografia para avaliar o crescimento fetal, o fluxo sanguíneo na placenta e outros parâmetros que indicam a saúde do feto. Os monitoramentos cardíacos fetais também podem ser utilizados.
O tratamento depende da causa subjacente. Em alguns casos, pode ser necessário um monitoramento mais intensivo, administração de oxigênio à mãe, procedimentos para melhorar o fluxo sanguíneo uteroplacentário ou, em situações graves, o parto prematuro deve ser considerado.
Em casos de hipóxia intrauterina, é apropriado procurar um obstetra ou um médico especializado em medicina fetal. Esses profissionais têm experiência em lidar com complicações durante a gravidez e podem fornecer o acompanhamento necessário para assegurar a saúde fetal.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a hipóxia intrauterina com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!