Hipocondria
Chamada também pelo nome técnico “nosomifalia”, a hipocondria é uma doença mental bastante séria, que pode afetar a qualidade de vida de pacientes, em geral, na idade adulta.
O que é hipocondria?
Chamada também pelo nome técnico “nosomifalia”, a hipocondria é uma doença mental bastante séria, que pode afetar a qualidade de vida de pacientes, em geral, na idade adulta.
Na hipocondria, o paciente tende a sentir muita ansiedade e nervosismo em relação à saúde de seu corpo físico. Um paciente com hipocondria crê que sofre de doenças sérias, mesmo sem apresentar sintomas ou sinais claros que indiquem que aquela condição pode estar afetando seu organismo.
Constantemente angustiado por conta da saúde, o hipocondríaco marca médicos e costuma ir atrás de diferentes opiniões de especialistas. Ele marca exames com frequência e pode chegar a ir em busca de pronto atendimento ao sentir qualquer sintoma, ainda que sejam coisas simples e naturais de seu organismo, como gases, por exemplo.
A hipocondria pode surgir em pacientes que já sofram de outras condições, como ansiedade e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). A hipocondria também pode aparecer em decorrência de algum evento traumático relacionado à sua saúde, como uma infância em hospitais, ou mesmo um histórico familiar de dificuldades.
Quais os sinais de hipocondria?
Por se tratar de uma doença mental, cada paciente pode apresentar os sintomas de hipocondria de uma forma diferente. De modo geral, alguns indicadores de que a pessoa pode sofrer de hipocondria podem incluir:
- preocupação excessiva em relação à sua saúde;
- acha que sempre possui condições raras e/ou graves;
- não confia na opinião de médicos ou mesmo no resultado de exames de diagnóstico;
- constantemente em portais de saúde ou na busca por informações acerca de doenças e condições médicas;
- checa com frequência indicadores de saúde como sua pressão arterial, temperatura corporal e batimentos cardíacos, por exemplo.
- pode fazer o uso de medicamentos por conta própria, ainda que não haja necessidade;
- ansiedade;
- angústia;
Como é o tratamento da hipocondria?
A hipocondria pode trazer bastante sofrimento mental (e, muitas vezes, físico) para a saúde do paciente e mesmo para seus familiares. Para evitar que essa seja uma condição que perdure por toda a vida ou que traga mais ônus, é importante que o paciente com hipocondria realize acompanhamentos com especialistas como o psicólogo ou mesmo o médico psiquiatra.
Em alguns casos, a terapia ocupacional também pode ajudar na recuperação
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.